Gaudium news > Uruguai: Igreja quer viver plenamente Mês Missionário Extraordinário

Uruguai: Igreja quer viver plenamente Mês Missionário Extraordinário

Montevideo – Uruguai (Quarta-feira, 02-10-2019, Gaudium Press) A Igreja no Uruguai preparou-se com afinco para viver plenamente o Mês Missionário Extraordinário (MME), que se iniciou no dia primeiro deste mês de outubro.

Uruguai- Igreja quer viver plenamente Mês Missionário Extraordinário.jpg

As Obras Pontifícias Missionárias (POM) do Uruguai participaram da preparação deste evento discutindo Propostas Pastorais, promovendo meditações diárias e uma novena missionária em todo o país.

Como se sabe, o MME transcorre durante todo o mês de outubro e tem como lema “Batizados e enviados, a Igreja de Cristo em Missão pelo mundo”.

 

Propostas

Entre as Propostas Pastorais apresentadas como subsídios pelas POM foram postos a disposição dos movimentos paroquiais, auxílio e orientação educativa ou eclesiais dentre as quais se destacam: uma proposta catequética para as diferentes idades, uma meditação diária para cada dia do mês de outubro oferecida pelo padre James H. Kroeger, MM, além de o incentivo para pratica de uma novena missionária.

A novena missionária desenvolve o tema do MME, “Batizados e Enviados”, e pode ser utilizada em diferentes circunstancias pelas diversas comunidades, especialmente por ocasião do dia do Santo Padroeiro ou para a Jornada Missionária a ser realizada no próximo dia 20 de outubro.

Para as passagens das Sagradas Escrituras foram propostos trechos oriundos dos Atos do Apóstolos.
“Com os primeiros discípulos experimentamos audácia e criatividade na missão, colaborando com o Espírito Santo em comunhão com a Igreja de Cristo. E esta audácia significa caminhar com a coragem e o fervor do que primeiro proclamou o Evangelho”, explica as POMs.

“Para cada dia haverá um símbolo (água, os elos da corrente, o perfume, os vasos, a fechadura, e a chave), um texto bíblico, sugestões para a meditação, o aprofundamento e a oração”.

Ao apresentar o material, Padre Leonardo Rodríguez, diretor nacional das POMs no Uruguai, destacou que o “Mês Missionário nos situa sobretudo na dimensão universal, onde a missão do batizado adquire novos horizontes que vão para além de qualquer limite: geográfico, cultural, social, idiomático ou de outro tipo, para voltar a ouvir o mandato missionário de Cristo que nos envia a todos”.

Para concluir, Padre Leonardo disse que “Hoje ainda existem multidões que não conhecem Cristo”.

E ele disse ainda que nem todos iremos a outro país, ou a outro continente, todos devemos assumir a responsabilidade de que todos encontremos a Cristo: a oração, o oferecimento de nossas dores e sofrimentos, o testemunho e a cooperação material são a verdadeira expressão de nossa filiação à Igreja Católica”.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas