Gaudium news > Padre enumera 7 benéficos da recitação do Rosário

Padre enumera 7 benéficos da recitação do Rosário

Redação (Segunda-feira, 07-10-2019, Gaudium Press) Sendo hoje, 07/10, o dia consagrado ao Santo Rosário vale a pena recordar pontos sobre esta devoção revelada pela Santíssima Virgem a São Domingos de Gusmão, há vários séculos atrás, e que continua tão atual quanto foi desde a sua revelação.

Padre enumera 7 benéficos da recitação do Rosário-Foto RSB.png

Atual também pelos efeitos espirituais que produz, pelas verdades que recorda.

É atual ainda pela necessidade que o mundo tem de as almas se aglutinarem em torno de Maria para alcançarem a Paz e para serem conduzidas a Jesus.

Efeitos benéficos, segundo o Padre Phalen

O Padre Juan Phalen, é um sacerdote da Congregação da Santa Cruz que é conhecido pelo seu trabalho no Apostolado do Rosário em Família.

Ele preparou um elenco de motivos que apontam para os efeitos benéficos da devoção ao Santo Rosário.

Os pontos por ele enumerados não são exclusivamente espirituais, mas o sacerdote julga valer a pena enuncia-los, nem que seja por curiosidade.

1. O Rosário é cristocêntrico

Embora seja uma das orações marianas mais populares, Pe. Phalen sublinha que a oração do Rosário é “cristocêntrica”, porque tem a ver com a vida de Jesus.

O Padre recordou que “Quando era criança, pensava que o Rosário fosse sobre a vida de Maria, mas aprendi ao longo do tempo que é uma coleção de mistérios que se concentram completamente na vida de Jesus” e ao rezá-lo “estamos conhecendo melhor Cristo”.

Sem dúvida, pois, no Santo Rosário contemplamos os passos de Jesus, sua vida, paixão e a redenção da humanidade.

2. A sua origem está na Bíblia

Um piedoso hino cantado pelo movimento do “Terço do Homens” afirma em um de seus versos que “o Terço e a bíblia que Deus deu ao Povo.

Sem dúvida isso é uma verdade, pois, tanto as orações como os mistérios que formam o Rosário vêm de pequenas passagens e palavras oriundas da Bíblia.

“As orações principais (do Rosário) são o Pai Nosso, a Ave Maria e o Glória. Tudo isso está na Bíblia”, lembrou o Padre Phalen.

“Os mistérios são acontecimentos centrais na vida de Jesus, no grande mistério da redenção”, disse.

Na verdade, os mistérios formam uma contemplação da Escritura.

3. Une as famílias que rezam

Este é um efeito importante e necessário tanto no passado quanto hoje.

Existe uma frase muito popular entre os católicos que diz que a “família que reza unida, permanece unida”.

Esta frase não é um slogan bem pego, é uma verdade explicitada com simplicidade, oportunidade e sabedoria.

A frase “a família que reza unida, permanece unida” foi divulgada pelo Servo de Deus, Padre Patrick Peyton, membro da Congregação da Santa Cruz e fundador do Rosário em Família e da Pastoral da Santa Cruz (Holy Cross Family Ministeries).

Segundo afirma o Padre Phalen o lema do Padre Peyton quer dizer que quando a família se reúne em nome de Jesus e rezam juntos o rosário, ela torna-se torna-se mais forte.

4. Traz paz para o mundo

“Um mundo em oração é um mundo em paz”. Este é outro lema do Padre Peyton que surgiu da experiência deste Servo de Deus durante a Segunda Guerra Mundial.

Naquela época, “todo o mundo estava concentrado na oração pedindo pela paz e realmente conseguiram a paz com muitas pessoas rezando o Rosário. É possível ter paz no mundo se todos começarem a rezar”, disse Padre Phalen.

Aliás, essa foi uma das promessas de Nossa Senhora em Fátima: “reze o terço todos os dias para obteres a Paz”. O que é o mesmo que afirmar: “se queres ter a paz, reze o terço todos os dias” como também prometeu Nossa Senhora em 1917.

5. É um sacramental

O Santo Rosário pertence ao grupo dos “sacramentais” que, de acordo com o Catecismo, em seu parágrafo 1667, afirma:

“A Santa Mãe Igreja instituiu também os sacramentais. Estes são sinais sagrados por meio dos quais, imitando de algum modo os sacramentos, se significam e se obtêm, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual. Por meio deles, dispõem-se os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e são santificadas as várias circunstâncias da vida”.

Realmente, assim é o Santo Rosário.

Ele é um sinal sagrado por meio do qual, imitando de algum modo os sacramentos, significa e obtém, pela oração da Igreja, efeitos principalmente de ordem espiritual”.

A recitação do Rosário dispõe os homens para a recepção do principal efeito dos sacramentos e são santificadas as várias circunstâncias da vida.

6. Tranquiliza a pessoa que reza e diminui a pressão sanguínea

O Rosário ajuda a pessoa a se tranquilizar, o qual é muito importante na vida familiar.

“Os médicos dizem que a pressão alta diminui quando a pessoa reza o Rosário. É verdade, foi provado cientificamente. A pessoa se tranquiliza ao repetir as orações ‘Ave Maria’, enquanto estamos pensando nos acontecimentos da vida de Jesus e o que aconteceu na nossa vida”, acrescentou o religioso.

Na verdade, um estudo de 2001 publicado na Grã-Bretanha diz que rezar o Rosário é uma prática particularmente saudável para aqueles que sofrem de hipertensão arterial porque ajuda a estabilizar a frequência cardíaca.

7. Ao rezar viva os mistérios da fé

Pe. Phalen garante que é possível revisar e reviver a própria vida em cada dezena do Santo Rosário ao meditar os mistérios. O sacerdote propõe pensar nos momentos que se teve um “anúncio” importante na nossa vida de fé, a “visita” de alguém especial ou quando se espera o “nascimento” de um bebê.

O sacerdote encoraja a recordar essas experiências, especialmente quando se reza em família. “O que mais importa na nossa vida é a fé: a fé em Deus e como estamos diante de Deus. Queremos falar sobre isso e a melhor maneira de fazê-lo é rezando o Santo Rosário”, acrescentou.

(Da Redação Gaudium Press, com informações ACI)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas