Gaudium news > Seminário Maior de Aracaju celebra Jubileu de Prata

Seminário Maior de Aracaju celebra Jubileu de Prata

Sergipe – Aracaju (Terça-feira, 08-10-2019, Gaudium Press) Na última segunda-feira, 07 de outubro, o Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição, da Província Eclesiástica de Sergipe, completou 25 anos de fundação.

Seminário Maior de Aracaju celebra Jubileu de Prata 1.png

Para comemorar essa efeméride, foi celebrada uma Santa Missa no auditório do próprio Seminário, presidida pelo Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa e concelebrada pelo Arcebispo Emérito Dom José Palmeira Lessa; o Bispo de Estância, Dom Giovanni Crippa; e o Bispo de Itabuna/BA, Dom Carlos Alberto, que foi o primeiro Reitor. A celebração contou com a presença do corpo diretivo e de formadores do Seminário.

Em sua homilia, Dom Carlos Alberto, recordou do início das atividades do Seminário, ainda com o então Arcebispo Dom Luciano Cabral Duarte. “Começamos com muitas dificuldades, eram dez seminaristas, saiu um e nove foram ordenados sacerdotes. Apesar das dificuldades foi uma experiência bastante enriquecedora”, ressaltou.

Dirigindo-se aos seminaristas de várias Dioceses que estavam presentes na celebração, o prelado exortou para que eles “amem o seminário, ajudem o seminário, sejam jovens transparentes, que determinam dentro do seu coração dar o seu sim como Maria deu”.

Seminário Maior de Aracaju celebra Jubileu de Prata 2.png

Já o Arcebispo de Aracaju, Dom João José Costa, sublinhou a importância do Seminário para a formação dos sacerdotes e a celebração dessa data especial. “Há algumas datas significativos, vinte e cinco anos, por exemplo, é jubileu de prata, é uma vitória, é um alcance de todo um trabalho feito. É momento significativo de rendermos graças a Deus e vamos continuar investindo e proporcionando o crescimento integral desta casa de formação”, afirmou.

O Bispo de Estância, Dom Giovanni Crippa, reforçou o valor do seminário para um Bispo, assegurando que “o Seminário sempre é a pupila dos olhos de uma Diocese, pois nesse lugar acontece o discernimento e a formação dos futuros ministros”.

Por fim, o Arcebispo Emérito Dom José Palmeira Lessa lembrou do seu desafio, quando assumiu a Arquidiocese, de expandir a estrutura do Seminário, como também de melhorar a qualidade dos formadores. “O Seminário é o coração da Igreja é o coração do Bispo, pois é dele que sai aqueles que vão fazer o papel de Jesus-sacerdote no meio do povo”, concluiu.

Seminário Maior de Aracaju celebra Jubileu de Prata 3.png

Criado por decreto da Província Eclesiástica de Sergipe no dia 7 de outubro de 1994, o seminário teve suas novas instalações inauguradas no dia 28 de outubro de 2003 com a presença do Núncio Apostólico no Brasil, da época, Dom Lorenzo Baldisseri. Desde então, mais de cem sacerdotes já foram ordenados no Seminário Maior Nossa Senhora da Conceição. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas