Gaudium news > Cáritas Roma comemora seus 40 anos

Cáritas Roma comemora seus 40 anos

Itália – Roma (Quinta-feira, 10-10-2019, Gaudium Press) Com uma Solene Eucaristia que será celebrada às 18h desta quinta-feira, 10 de outubro, na Basílica de São João de Latrão, se comemorará os 40 anos da fundação de Cáritas Roma. A Missa, na qual se recordará a Dom Luigi Di Ligero, primeiro diretor da instituição caritativa, será presidida pelo Vigário do Papa para a Diocese de Roma, Cardeal Angelo De Donatis.

Cáritas Roma comemora seus 40 anos.jpg

A celebração de ação de graças, será também concelebrada por vários Cardeais, Bispos e Sacerdotes presentes na Diocese. Como convidados especiais estarão os voluntários dos Centros Diocesanos e as Cáritas Paroquiais, assim como representantes de associações e movimentos eclesiais vinculados com a instituição.

Cáritas Roma nasceu no dia 10 de outubro de 1979, sendo instituída mediante decreto do Cardeal Ugo Poletti, então Vigário para a Diocese de Roma, que fez oficial um trabalho que vinha sendo realizado desde o ano de 1976 na jurisdição eclesial com o impulso de Dom Di Ligero, que promoveu um grupo de voluntários para coordenar as ajudas para as pessoas afetadas pelo terremoto em Friuli.

A entidade é um organismo pastoral que tem a finalidade de promover a caridade, em todas as suas formas, nas paróquias e comunidades, sendo “expressão do compromisso da Igreja em Roma no testemunho da solidariedade com as pessoas menos favorecidas, pelo desenvolvimento humano, a justiça social e a paz”, como se descreve no website da Cáritas diocesana.

Entre as ações que a instituição realiza, está o sensibilizar as comunidades e cristãos a colocar a caridade como o motivo central da vida e a missão da Igreja. Além disso, promove o desenvolvimento do voluntariado, coordena os serviços e as instituições no setor sócio-assistencial, favorece o desenvolvimento das Cáritas paroquiais e intervêm ante as emergências, entre outras.

De acordo com o Padre Benoni Ambarus, diretor da instituição, Cáritas Roma “tem sido sempre uma terra de encontro entre a cidade e a Igreja, se envolvendo em temas como a justiça e a promoção humana a todos aqueles que estão comprometidos com o bem em diferentes ambientes”.

Ao anterior, acrescenta: “Desejamos continuar a sê-lo com a astúcia de estar próximos às comunidades paroquiais e tendo aos pobres como mestres de vida, porque cada pessoa tem algo para dar aos outros, também aqueles que consideramos mais frágeis”.

Atualmente a Cáritas diocesana de Roma acompanha e apoia as múltiplas obras de caridade que se promovem nas 337 paróquias da jurisdição; e está presente com 52 obras -entre albergues, casas familiares, refeitórios sociais e comunidades- em todo o território da capital italiana, os quais operam com a coordenação de 146 centros paroquiais de escuta.

De acordo com os dados oferecidos sobre o trabalho da Cáritas Roma em 2018, a entidade envolveu neste período a 4 mil voluntários, foram acolhidos 11 mil pessoas nos refeitórios, se hospedaram a 2 mil pessoas sem teto, se tratou a 4 mil indigentes enfermos, e se apoiou a 15 mil prisioneiros. Entretanto, os centros de escuta das paróquias acolheram a 21 mil famílias, se realizaram 52 mil visitas domiciliares a anciãos e enfermos, e se distribuíram mais de 385 mil refeições. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas