Gaudium news > Escolas Católicas na Jordânia completam 150 anos de fundação

Escolas Católicas na Jordânia completam 150 anos de fundação

Jordânia – Amã (Quinta-feira, 10-10-2019, Gaudium Press) As escolas católicas do Patriarcado Latino de Jerusalém celebraram no último sábado, 05 de outubro, 150 anos de fundação.

Escolas Católicas na Jordânia completam 150 anos de fundação.jpg

Por ocasião deste acontecimento, foi realizada uma cerimônia no Centro de Nossa Senhora da Paz, em Amman, que contou com a presença do vice-primeiro ministro da Jordânia, Marwan Moasher, do Bispo William Shomali (vigário patriarcal do Patriarcado Latino de Jerusalém para a Jordânia), e do patriarca latino emérito de Jerusalém, Fouad Twal.

Na ocasião, as escolas católicas do Patriarcado Latino de Jerusalém reafirmaram sua missão cultural e espiritual à serviço da povoação local, de maioria muçulmana, realizada graças à contribuição da Ordem do Santo Sepulcro de Jerusalém.

Atualmente, o Patriarcado Latino de Jerusalém é integrado por 25 escolas e 18 jardins de infância que, na Jordânia, servem a uma povoação escolar de 11 mil estudantes.

A primeira escola católica no território da atual Jordânia, foi fundada na cidade de Salt por Dom Alessandro Macagno, o mítico Abuna Skandar, que pregou o Evangelho às tribos de beduínos cristãos perdidos além do Jordão. Na época o governador otomano não quis conceder permissão, que só foi obtida após forte insistência por parte dos habitantes locais.

Deve-se ressaltar que o ensinamento oferecido inclusive para não cristãos, na segunda metade do século XIX, foi o passaporte que permitiu que o testemunho apostólico se arraigasse em zonas rurais ou desérticas, que durante séculos não tiveram nenhum tipo de iniciativa pastoral católica. Graças a este trabalho educativo, as escolas católicas da Jordânia adquiriram há muito tempo plenos direitos de cidadania no país. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas