Gaudium news > Mais de dois milhões de fiéis celebram o Círio de Nazaré em Belém

Mais de dois milhões de fiéis celebram o Círio de Nazaré em Belém

Pará – Belém (Segunda-feira, 14-10-2019, Gaudium Press) A procissão do Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, reuniu mais de dois milhões de devotos em Belém (Pará), no último domingo, 13 de outubro.

Mais de dois milhões de fiéis celebram o Círio de Nazaré em Belém 3.jpg

Durante a madrugada que antecedeu a procissão, fiéis participaram de uma vigília na Catedral da Sé, onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é custodiada. Às 05h30, Dom Giovanni D’Aniello, Núncio Apostólico no Brasil, presidiu uma Santa Missa. Em seguida, os fiéis seguiram em procissão de 3,7 km pelas avenidas da cidade rumo à Basílica Santuário. O trajeto durou pouco mais de quatro horas e meia para ser percorrido.

Ao longo do percurso, os fiéis deram verdadeiras demonstrações de Fé e devoção à Mãe de Deus, rezando, agradecendo, pagando promessas e pedindo mais graças para a padroeira, Nossa Senhora de Nazaré, que era levada em uma berlinda decorada por 15 mil cravos, hortênsias e orquídeas vermelhas.

Mais de dois milhões de fiéis celebram o Círio de Nazaré em Belém 2.jpg

Outro símbolo importante que marcou presença foi a corda de 400 metros conduzida pelos devotos e que ao final foi cortada em pequenos pedaços e dividida entre os fiéis como recordação.

O Arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira, escreveu uma mensagem na qual ressaltou a importância dessa manifestação de Fé. “A decisão de caminhar em direção ao santuário já é uma Confissão de Fé, o caminhar é um verdadeiro canto de esperança e a chegada é um encontro de amor. O olhar do peregrino para a imagem da Virgem de Nazaré simboliza a ternura e a proximidade de Deus e da Mãe de Deus”, afirmou o prelado.

Dom Taveira acentuou ainda que a piedade popular presente no círio é uma “poderosa confissão do Deus vivo que age na história e um canal de transmissão da Fé”. “Nossa piedade popular mariana é uma maneira legítima de viver a fé, um modo de se sentir parte da Igreja e uma forma de ser missionários, onde se recolhem as mais profundas vibrações de nosso coração, de nossa cultura e mais ainda de nossa fé”, concluiu.

Mais de dois milhões de fiéis celebram o Círio de Nazaré em Belém 1.jpg

No final do ano 2013, o Círio de Nazaré recebeu oficialmente, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o certificado de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade do Círio de Nazaré. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas