Gaudium news > Nomeado pelo Papa o novo comandante da Gendarmaria do Vaticano

Nomeado pelo Papa o novo comandante da Gendarmaria do Vaticano

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 15-0-10-2019, Gaudium Press) Gianluca Gauzzi Broccoletti é o novo diretor dos Serviços de Segurança e Proteção Civil do Estado da Cidade do Vaticano e comandante do Corpo da Gendarmaria.

Nomeado pelo Papa o novo comandante da Gendarmaria do Vaticano.Foto Redes Sociais.jpg

Gianluca foi nomeada pelo Papa Francisco nesta terça-feira, 15/10, para substituir Domenico Giani, cuja renúncia foi aceita na segunda-feira, 14 de outubro por Francisco.

A Renúncia de Giani e o Motivo dela

A renúncia de Giani deve-se ao fato de que, de acordo com um comunicado de imprensa emitido pelo Vaticano, em 2 de outubro, alguns meios de comunicação publicaram “uma Disposição de Serviço confidencial, assinada pelo Comandante da Gendarmaria do Vaticano, Dr. Domenico Giani, relativa aos efeitos de algumas limitações administrativas dispostas ao pessoal da Santa Sé”.

O comunicado se refere ao memorando interno publicado pelo italiano ‘L’espresso’ sobre a suspensão de cinco funcionários do Vaticano após a busca e apreensão realizada nos escritórios da Secretaria de Estado, em 1º de outubro.

Uma outra informação foi enfatizada:
“o comandante não tem qualquer responsabilidade pessoal no episódio” e que a renúncia se deve ao fato de que o vazamento da disposição “prejudicou seriamente a dignidade das pessoas envolvidas e a imagem da Gendarmaria”.

Quem é Gianluca Gauzzi

Nascido na cidade de italiana de Gubbio em 3 de junho de 1974, Gianluca Gauzzi, era até agora o vice-diretor dos Serviços de Segurança e Proteção Civil e vice-comandante da Gendarmaria Pontifícia. Ele é casado e tem dois filhos.

Currículo e carreira

Formado em Engenharia de Segurança e Proteção pela Universidade de La Sapienza, em Roma, ingressou no Corpo da Gendarmaria em 1995.

Desde 1999, era responsável pela realização da infraestrutura de tecnologia de networking e de segurança do Estado da Cidade do Vaticano e da Cyber Security.

Em 2010, foi transferido para o Centro Operativo de Segurança, avançando gradualmente nas responsabilidades e nos correspondentes níveis até alcançar a qualificação de dirigente em 2017, e de vice-diretor e vice comandante em 2018.

Relacionamento

Durante esses anos de trabalho no Vaticano, instaurou uma relação de confiança com as várias secretarias especiais do Santo Padre, as Autoridades Superiores do Governatorato e da Secretaria de Estado, onde foi solicitada competência e profissionalismo para investigações em caráter reservado.

Próximo a Papas

O novo diretor dos Serviços de Segurança e Proteção Civil e comandante da Gendarmaria Pontifícia acompanhou o atual Pontífice em várias Viagens Apostólicas e nas Visitas Pastorais na Itália e pelo mundo.

Gianluca serviu como coordenador por ocasião dos dias de férias de São João Paulo II e do Papa Emérito Bento XVI, e desempenhou o serviço de Vice Comandante do Destacamento de Castel Gandolfo durante os períodos de férias do Papa Bento XVI nas Vilas Pontifícias.

Além de ter feito parte da equipe que trabalhou na gestão da segurança tecnológica durante o Conclave de 2005 e também de 2013, foi também delegado em numerosas circunstâncias do Diretor de Serviços de Segurança e Proteção Civil em reuniões com a Prefeitura de Roma e as várias Forças de Polícia para aqueles considerados grandes eventos quando estava prevista a presença do Santo Padre.

Ainda participou de vários cursos, seminários e intercâmbios com as diferentes forças de polícia italianas e internacionais. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas