Gaudium news > Sacerdote na Espanha propõem São Vicente Ferrer como Padroeiro da Nova Evangelização

Sacerdote na Espanha propõem São Vicente Ferrer como Padroeiro da Nova Evangelização

Espanha – Madri (Segunda-feira, 21-10-2019, Gaudium Press) Durante uma conferência no “Simpósio Internacional de Literatura e Espiritualidade nos Textos Valencianos do século XV”, o Padre Miguel Navarro, catedrático de História da Igreja da Faculdade de Teologia de Valência e Presidente da Academia de História Eclesiástica de Valência, propôs a São Vicente Ferrer como Padroeiro da Nova Evangelização, devido ao seu notável zelo apostólico e extraordinária pregação que constituem um modelo aos católicos da atualidade.

Sacerdote na Espanha propõem São Vicente Ferrer como Padroeiro da Nova Evangelização.jpg
Padre Miguel Navarro, Presidente da Academia de História Eclesiástica de Valência, Espanha. Foto: UCV.

“Diante dos males de sua época, não ficou lamentando, mas anunciou o Evangelho como solução”, destacou o Padre Navarro. “Às suas pregações acudiam milhares de pessoas, pela qual se armava uma grande bagunça onde chegava. As autoridades do lugar se viam sempre transbordadas por sua presença”. O Santo teve um notório papel em meio de uma grave crise da Igreja, recordada como o Cisma do Ocidente, além de graves males materiais como a Peste negra.

O Santo teve que enfrentar as difíceis condições de seu tempo, com uma espiritualidade “crítica com os vícios do momento, ainda que ao mesmo tempo se fizesse uma chamada à uma reação de Fé”, destacou o sacerdote historiador. “Aposta por anunciar o Evangelho como solução, guia e luz para todos os males. Chama à conversão, à voltar ao Evangelho para sair dessa crise”.

“Cinco séculos depois podemos aprender muito de sua mensagem e ação evangelizadora. Ele nos mostra a urgência de anunciar a Cristo”, propôs o Padre Navarro. “Hoje falta o convencimento da urgência de evangelizar. Quiçá na atualidade o temos um pouquinho pior porque a sociedade está descristianizada e São Vicente se dirigia a cristãos”. O exemplo de São Vicente como Padroeiro da Nova Evangelização poderia inspirar a mais fiéis a “colocar sua inteligência à serviço da evangelização”.

São Vicente Ferrer.png 
 São Vicente Ferrer

O sacerdote recordou que São Vicente era um notável pregador que se esforçava em conhecer a sua audiência e pregar de maneira efetiva de acordo com as necessidades dos que o escutavam. “Temos que saber adaptar-nos para entender o que o mundo necessita escutar hoje, sem rebaixar as exigências do Evangelho, mas segundo as necessidades concretas do ouvinte”, declarou o sacerdote. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas