Gaudium news > Redentoristas celebram duplo Jubileu em Aparecida

Redentoristas celebram duplo Jubileu em Aparecida

São Paulo – Aparecida (Terça-feira, 22-10-2019, Gaudium Press) Os Missionários Redentoristas presentes em São Paulo celebram neste mês de outubro um duplo jubileu: os 125 anos da chegada em Aparecida, e os 75 anos da criação da Província de São Paulo.

Redentoristas celebram duplo Jubileu em Aparecida Foto Thiago Leon A12.jpg

Para celebrar essas efemérides, foi realizado um Tríduo Jubilar entre os dias 17, 18 e 19 de outubro. A programação foi iniciada com uma ‘Noite Histórica’, na qual se recordou os passos da caminhada provincial.

O superior provincial, Padre Marlos Aurélio deixou aos religiosos palavras de incentivo para que se recupere a história e se tenha esperança para o futuro da província, motivados pelo espírito da reestruturação. A programação seguiu com testemunhos de alguns missionários e a apresentação musical da Orquestra Pemsa do Santuário Nacional.

Já no dia seguinte, 18, os missionários se reuniram no Seminário para homenagear os “Pais da Província”, os quatro missionários pioneiros: Padre Gebardo Wiggermann, Irmão Bento Hiebl, Irmão Simão Corbiniano Veicht e Padre Valentim Von Riedl.

Em seguida, todos se reuniram para uma mesa redonda com o tema ‘O antes e o agora de nossa Província’, no qual os missionários puderam compartilhar as frentes de atuação da ordem tendo como princípio a recuperação da história e apresentação de frutos do tempo presente herdados pelos pioneiros.

Na parte da tarde, os missionários e os fiéis se reuniram na Praça da Basílica Velha para participar de um ato celebrativo constituído pela leitura de textos históricos que revelam os sentimentos e o espírito desses homens de Fé, seu amor pelos pobres, sua solicitude ao povo de Deus e seu imenso amor a Mãe Aparecida.

O ato foi concluído dentro da Basílica com a recitação da Salve Rainha em latim, seguida por uma procissão pela Passarela da Fé em direção ao Santuário Nacional, onde foi celebrada uma Santa Missa pelo duplo jubileu redentorista.

A celebração foi presidida pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, e concelebrada pelo Governo Provincial e missionários de todas as comunidades religiosas, dentre os quais se destacou a presença do Padre Rogério Gomes, conselheiro geral da Congregação e do Padre Giovanni Congiu, superior da Casa Geral de Roma e representante da Conferência Redentorista da Europa.

Visita do superior geral, padre Patrício Murray, em 1924 Foto Comissão do Patrimônio Histórico da Província.jpg

Em sua homilia, Dom Orlando Brandes afirmou que um presente que poderia ser dado aos missionários redentoristas nesta ocasião seria o seguimento de seu compromisso fundacional. “Romeiros, colaboradores e Igreja no Brasil missionária. Este é o presente que queremos oferecer a vocês diante dessa dádiva que é o carisma redentorista para o mundo inteiro”, exortou.

O prelado, voltando-se aos religiosos, recordou que “Santo Afonso dizia que a Congregação é a continuação da Redenção e para ele Redenção era amor. Então, continuai sempre sendo a continuidade do amor”.

Ao término da celebração, foi lida uma mensagem do Superior Geral da Congregação, Padre Michael Brehl, na qual ressalta que “com estes jubileus se encerra um ciclo que deu muitos frutos e, de agora em diante, inicia-se uma nova etapa com o processo de se reestruturar e se reconfigurar para a missão”.

O sacerdote convida os religiosos a lançarem “as redes em águas mais profundas em obediência à palavra do Senhor”, o que exige “disponibilidade, fidelidade criativa, perseverança, vida mística e a coragem dos nossos santos, mártires, beatos redentoristas e dos pioneiros que aqui chegaram”. Entretanto, “não tenhamos medo de nos renovarmos e sermos uma Congregação e uma nova Província em saída”, concluiu. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas