Gaudium news > Papa na Audiência: a Igreja é como uma tenda que acolhe todos

Papa na Audiência: a Igreja é como uma tenda que acolhe todos

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 23-10-2019, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 23/10, na Praça São Pedro, o Papa Francisco dirigiu-se a milhares de peregrinos e fiéis que ali estava para a Audiência Geral.

Na catequese que Francisco proferiu ele procurou refletir sobre os “Atos dos Apóstolos”, partindo do versículo que diz: “Deus abriu a porta da fé aos pagãos”.

Papa na Audiência- a Igreja é como uma tenda que acolhe todos-Foto Arquivo Gaudium.jpg

Ele comentou também a missão de São Paulo e São Barnabé e o Concílio de Jerusalém.

São Paulo acolhido pela Igreja

São Paulo, como narra o livro dos Atos dos Apóstolos, depois de encontro transformador com Nosso Senhor, foi acolhido pela Igreja de Jerusalém, graças à mediação de Barnabé. E foi a partir de então que ele começou a proclamar a Boa Nova de Cristo.
Porém, por causa da hostilidade de alguns, Paulo foi obrigado a se transferir para Tarso, sua cidade natal. Barnabé seguiu Paulo e também foi envolvido na pregação da Palavra de Deus.

O evangelista Lucas diz que a sua pregação começou depois de uma forte perseguição, que não acometeu a evangelização, pelo contrário, foi uma boa oportunidade para ampliar o campo, onde lançar a boa semente da Palavra. Eis o longo itinerário da Palavra de Deus, que deve ser anunciada por todos os cantos da terra.

No entanto, Paulo e Barnabé chegaram, antes, à Antioquia da Síria, onde ficaram um ano inteiro, ensinando e ajudando a comunidade a criar raízes. Assim, Antioquia tornou-se o centro da propulsão missionária, graças à pregação dos dois evangelizadores, que tocou o coração dos fiéis. Precisamente em Antioquia os adeptos de Cristo foram chamados, pela primeira vez, de “cristãos”.

Enviados pelo Espírito

Depois de Antioquia, Paulo e Barnabé, foram “enviados pelo Espírito” a outros lugares, anunciando a mensagem de Cristo e atraindo muitas pessoas para a fé cristã.

Esta foi a primeira etapa missionária de Paulo, que passou da pregação do Evangelho nas Sinagogas da diáspora ao anúncio em ambientes pagãos populares. Ao retornarem à Antioquia, Paulo e Barnabé contaram aos seus irmãos “como Deus abriu aos pagãos a porta da fé”, cumprindo a “obra” para a qual o Espírito Santo os havia enviado.

E o Papa explicou:

” Do Livro dos Atos, emerge a natureza da Igreja, que não é uma fortaleza, mas uma tenda capaz de ampliar seu espaço para dar acesso a todos. A Igreja deve ser “em saída” senão não é uma Igreja; é uma Igreja de “portas abertas”, chamada a ser sempre a Casa aberta do Pai. Assim, se alguém quiser seguir a ação do Espírito e buscar a presença de Deus, não encontrará o obstáculo de uma porta fechada “

Porém, disse Francisco, naquele momento começavam os problemas: a novidade de abrir as portas aos pagãos e judeus desencadeou uma controvérsia ferrenha.

Alguns judeus sentiam a necessidade da circuncisão para se salvar e ser batizados. Para resolver a questão, Paulo e Barnabé pedem o parecer do conselho dos Apóstolos e anciãos de Jerusalém, que foi considerado o primeiro Concílio da história da Igreja:
o Concílio de Jerusalém ou Assembleia de Jerusalém, sobre o qual Francisco disse:

” Foi abordada uma questão teológica, espiritual e disciplinar muito delicada: a relação entre a fé em Cristo e a observância da Lei de Moisés. Durante a assembleia foram decisivos os discursos de Pedro e Tiago, “pilares” da Igreja mãe. Ambos convidavam a não impor a circuncisão aos pagãos, mas apenas a pedir para rejeitar a idolatria, em todas as suas expressões “

Essa decisão, ratificada com uma Carta apostólica, foi enviada a Antioquia.

Enfim, o Papa perguntou qual o significado da assembleia de Jerusalém em nossos dias? E respondeu:

” A Assembleia de Jerusalém nos oferece uma luz importante sobre o modo de enfrentar as divergências e buscar a verdade na caridade. Recorda-nos que o método eclesial de resolver os conflitos se baseia no diálogo feito de escuta atenciosa e paciente e no discernimento à luz do Espírito. De fato, é o Espírito que nos ajuda a superar os fechamentos e as tensões e age nos corações para que, na verdade e no bem, chegue à unidade.” (JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações Vatican News)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas