Gaudium news > São Judas Tadeu, o padroeiro das causas impossíveis

São Judas Tadeu, o padroeiro das causas impossíveis

São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos. Não se trata de Judas Iscariotes, que vendeu Jesus por trinta moedas. Em outras palavras, é o Judas que não traiu Jesus, morreu por Cristo, é Santo.

sao judas
Redação (Segunda-feira, 28-10-2019, Gaudium Press)
Hoje, 28 de outubro, a Igreja celebra a festa de São Judas Tadeu, apóstolo e mártir.

Na Última Ceia foi ele quem dirigiu-se ao Mestre e perguntou: “Senhor, como é possível que tenhas de te manifestar a nós e não ao mundo? ” (Jo 14,22). São Judas Tadeu é um dos doze apóstolos. Não se trata de Judas Iscariotes, que vendeu Jesus por trinta moedas. Em outras palavras, é o Judas que não traiu Jesus, morreu por Cristo, é Santo. Judas Tadeu era primo de Jesus e irmão de Tiago Menor.

Epístola

Nas Sagradas Escrituras podemos encontrar uma epístola que foi escrita por ele e que leva eu nome: Epístola ou Carta de Judas que faz parte do Novo Testamento. Foi escrita em grego entre os anos 62 e 65, antes da queda de Jerusalém e não está dirigida a ninguém, nem a alguma Igreja em particular. Nessa epístola São Judas ataca os agnósticos e diz que os que têm fé, mas não fazem obras boas, são como nuvens que não têm água, árvores sem fruto e ondas só de espumas.

Ele ainda diz em sua epístola que aqueles que se dedicam aos pecados de impureza e a fazer atos contrários à natureza sofrerão a pena de um fogo eterno.  Através dela, São Judas repreende os falsos mestres e convida todos a manterem a pureza da fé. A carta termina com uma bela oração (Jd 1, 25) que diz: “Ao Deus único, Salvador nosso, por Jesus Cristo, Senhor nosso, sejam dadas glória, magnificência, império e poder desde antes de todos os tempos, agora e para sempre. Amém”.

Festa e Devoção

São Judas Tadeu é representado segurando uma alabarda, porque esta foi a arma usada como instrumento para executar seu martírio. Sua festa é celebrada juntamente com a de São Simão. Os dois pregaram o Evangelho na Pérsia e ambos sofreram o martírio.

Santa Brígida da Suécia, mística e padroeira da Europa, escreveu ao narrar suas revelações que um dia Jesus lhe recomendou que quando quisesse obter certos favores, deveria pedir pela intercessão de São Judas Tadeu.  Por esta razão, São Judas Tadeu é considerado padroeiro das causas impossíveis, assim como Santa Rita de Cássia.

No Brasil ele é muito popular. Pelas inúmeras graças que, por sua intercessão se consegue, ele é dos Santos com maior número de devotos.

Judas Tadeu, o “magnânimo”, “Deus seja louvado”

A tradição na Igreja reconhece este Santo como sendo Judas Tadeu, discípulo e apóstolo do Senhor. Os Evangelistas São Mateus e São Marcos o nomeiam simplesmente “Tadeu” (Mt 10, 3; Mc 3, 18).  São Lucas o denomina “Judas, irmão de Tiago” (Lc 6, 16; At 1, 13). Judas significa “Deus seja louvado”.

Não se sabe com certeza qual a origem do segundo nome dele, Tadeu. Muito provavelmente, Tadeu venha do aramaico “taddà”, que significa “peito” e, figurativamente, significaria “magnânimo”.  Pode ser também que o nome venha de uma abreviação de um nome de origem grega como “Teodoro, ou Teódoto”.

Judas era primo de Jesus

Algumas pessoas afirmam que São Judas Tadeu era irmão do Apóstolo São Tiago, filho de Alfeu (Cleofas), o qual era irmão de São José. Segundo documento publicado pela Congregação para o Clero, Cleofas se casou com Maria de Cleofas, depois de ficar viúvo de seu primeiro matrimônio do qual nasceu São Judas Tadeu. Esta outra Maria era a “irmã” da Virgem Maria que estava ao pé da cruz (Jo 19,25).

Portanto, São Tiago Menor e Judas seriam primos de Jesus e sobrinhos de São José e da Santíssima Virgem. Entretanto, não foi possível comprovar se Maria de Cleofas era “irmã” de sangue da Virgem Maria ou somente sua cunhada porque naquele tempo era comum chamar os parentes de “irmãos”.

Judas Tadeu parecia muito com Jesus

São Judas Tadeu por vezes é representado com uma medalha no peito, tendo estampado o rosto de Cristo.  Isto acontece porque ele se parecia fisicamente com Jesus e, como seu discípulo, também assemelhava-se com Jesus. Ele é representado também com uma chama de fogo na cabeça. Isso quer significar que ele recebeu o Espírito Santo em Pentecostes. Há escultores que representam portando uma Bíblia. É uma referência ao livro das Escrituras que leva seu nome.

Morreu mártir junto com São Simão

São Judas Tadeu pregou primeiro na Judeia, em seguida foi para a Mesopotâmia e finalmente a Pérsia, lugar no qual se reuniu com o apóstolo São Simão e juntos combateram as heresias de Zaroes e Arfexat, dois sacerdotes pagãos que levantaram o povo contra as obras dos apóstolos.

Os dois apóstolos receberam juntos a coroa do martírio e, por isso, a Igreja os celebra no mesmo dia. As relíquias dos santos estão em um altar da Basílica de São Pedro no Vaticano.

Teve uma visão de Jesus antes de morrer

Antes de morrer, São Judas olhou para São Simão e lhe disse que viu o Senhor que os chamava para Ele. Segundo a antiga tradição, mataram São Simão cortando seu corpo em dois e cortaram a cabeça de São Judas Tadeu com uma machadinha. A Igreja no ocidente celebra o seu dia em 28 de outubro. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas