Gaudium news > Católicos húngaros peregrinam ao Santuário de Fátima

Católicos húngaros peregrinam ao Santuário de Fátima

Hungria – Budapeste (Terça-feira, 29-10-2019, Gaudium Press) Em Aljustrel, o povoado no qual nasceram os três pastorinhos videntes de Fátima, existe um lugar sagrado conectado diretamente à Igreja da Hungria. Este lugar foi visitado por uma peregrinação nacional desse país ao Santuário de Fátima, presidida pelo Bispo de Debrecen-Nyíregyháza, Dom Ferenc Palánki. O prelado destacou o lugar, chamado comumente de Calvário Húngaro, como um lugar onde os húngaros podem sentir-se em casa.

Católicos húngaros peregrinam ao Santuário de Fátima.jpg

O monumento, que representa a Crucifixão do Senhor e que aloja uma Capela dedicada a Santo Estevão, faz parte de um complexo que inclui uma Via Sacra. A delegação húngara se congregou diante da Capela e Dom Palánki presidiu uma Missa campal. O prelado animou os fiéis a agradecerem a Deus pela graça de tantas pessoas que oram nesse lugar e pela generosidade de numerosos húngaros que edificaram o monumento e a Capela com notáveis sacrifícios.

O prelado destacou a figura da Santíssima Virgem, que encontrou na ideia de criar um monumento ligado às Aparições de Fátima uma forma de criar um lar para os devotos húngaros em Portugal. “Quer fazer um lar para todas as pessoas, já que fez um lar real para seu Santo Filho há dois mil anos, e desde então, tem dado um verdadeiro lar à todas as pessoas em seu coração, a todos os que querem em peregrinação retornar a Deus”, expressou o prelado, segundo informou Magyar Kurir.

A história desse monumento remonta aos anos 50, quando o Padre Elijah Kardos, que viajou para Espanha após fugir da guerra se assentou em Málaga. Em uma visita à Fátima encontrou um terreno descuidado e sentiu a inspiração de edificar nele um lugar de culto. Com apoio do perseguido Cardeal húngaro József Mindszenty, liderou o Comitê de Calvário Húngaro de Fátima. Em uma carta assinada pelos ministros de Assuntos Exteriores húngaros se solicitou aos cidadãos que “se sacrifiquem com uma alma pura, não importa quão pequena seja a soma, para que o Altar Votivo e o Calvário para salvar a nossa nação não seja obra de uns poucos, mas a alma de toda a emigração húngara”.

Com os donativos dos húngaros no exílio nos Estados Unidos, Canadá e outros países se começou a edificar o monumento em 1954, o qual se concluiu em 1964, ano em que foi abençoado pelo Bispo de Leiria. Na Missa da peregrinação nacional que comemorou este fato esteve presente o Embaixador da Hungria em Portugal, Miklós Halmai, a representante da Secretaria de Estado de Política Nacional no Departamento do Primeiro Ministro, Judit Pirityiné Szabó e outras personalidades. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas