Gaudium news > Mártires de Bagdá: concluída fase diocesana do Processo de Beatificação

Mártires de Bagdá: concluída fase diocesana do Processo de Beatificação

Bagdá – Iraque (Quarta-feira, 30-10-2019, Gaudium Press) No próximo dia 31 de outubro, quando completam nove anos do massacre dos sacerdotes Thaer Abdal e Wasseem Kas Boutros e seus 46 companheiros, será concluída em Badgá a fase diocesana da Causa de Beatificação e a Declaração do Martírio deles.

Mártires de Bagdá- concluída fase diocesana do Processo da Beatificação-Foto Cartaz Diulgação.jpg

Os sacerdotes Thaer Abdal e Wasseem Kas Boutros foram mortos por ódio à Fé juntamente com mais 46 pessoas em um atentado no qual morreram famílias inteiras, leigos de todas as idades, uma menina de 11 anos, um menino, Adão, de 3 anos, um recém-nascido de apenas 3 meses e um bebê que morreu no ventre de sua mãe.

O postulador da Causa de Canonização é o Padre Luis Escalante, JCD, que pertence à Paróquia Santo Antônio Mártir de Fara in Sabina, Itália.

Agora o Padre Escalante deverá encaminhar a documentação para a Fase Romana, que inclui um texto com as biografias dos mártires.
De alguns deles conseguiu-se saber muito pouco, mesmo depois de 9 anos de pesquisas, pois, também a diáspora de 2/3 dos fiéis da Diocese após o atentado dificulta colher informações sobre as vítimas.

Martírio em um domingo, durante a Santa Missa

O dia 31 de outubro de 2010era um domingo, véspera de Todos os Santos e tornou-se um dia doloroso na história da Igreja universal e especialmente no Iraque e, particularmente, para a Igreja Sírio-católica em Bagdá.

Na tarde desse dia um grupo de terroristas atacou a Igreja-catedral síria “Nossa Senhora da Libertação”, durante a celebração da Santa Missa, depois que um homem-bomba se explodiu atrás da igreja para atrair a atenção dos guardas que estavam em menor número naquele dia.

Logo a seguir, um grupo terrorista entrou no templo e fechou as portas, deixando trancados todos os participantes da celebração, 150 pessoas, incluindo sacerdotes, diáconos, o coral e fiéis.

Padre Waseem

O padre Waseem foi um dos primeiros a ser morto, pois, quando os assassinos entraram, ele atendia confissões no confessionário localizado nos fundos da Igreja.

O sacerdote começou a conversar com eles tentando impedi-los de entrar na igreja, dizendo:
“Não, vocês não podem entrar. O que vocês querem fazer?”

Um deles atirou, matando-o a sangue frio. Ele estava vestido com a batina e trazia a estola sobre os ombros.

Padre Thaer

O padre Thaer estava no altar celebrando a Santa Missa.
Ainda portando os paramentos sagrados da celebração, o sacerdote desceu do altar, tentando conversar com os terroristas, dizendo:

“O que vocês querem? Falem comigo e deixem os fiéis”.

Imediatamente um terrorista atirou nele. Ao dar o último suspiro disse:

“Em tuas mãos entrego o meu espírito”.

Os fiés

Um grupo de fanáticos anticristãos estavam no meio da igreja e obrigaram o restante dos fiéis a se deitarem no chão e começaram a disparar, jogando bombas e artefatos explosivos provocando morte e ferimentos em dezenas de pessoas.

Os mártires

Eis os nomes daqueles que há nove anos foram martirizados:

Padre Thaer Saadulla Abdal e Padre Waseem Sabih kas boutros e seus companheiros leigos:

Younan Gorgees Al-saoUr, Jan Younan Al-saoUr, RIta Matty Gorgees Zora, Sandro Jan Al-saoUr, Thamer Gamel Osy, Nedaa Hameed Esteefan, Omar Thamer Gamel Osy, Aday Zuheer Marzina Arab, ad Am Aday Arab, Raghda Waffy Bshara, o bebê não nascido filho da mártir Raghda Waffy Bshara, Nadhher Abdulahad Anaya, Fady Sabah Bahoda, Abdulla Sabah Haddad, Wameq sabah Haddad, Ayoub Adnan Burjo, Gorg Ayuob Saqt, Saham Adnan Saqt, Nabeel Elyas Saqt, Veven Naser Marro, FarIs na Jeeb Hannawy, Nazar Gamel Matluob, Meelad Nasar Gamel Matluob, Basam Adnan Alkhury, Kresteena Nabeel Tobea, Raed Saadulla Abdal, Fady Sameer Amsoo, Salah Jerjees Qaqo, Nazar Hazim abdul al-saegh, Suhaela Rofaeel Aljarah, FaIz Waadalla Kazzazi, Fares Nelsen Bakoos, behnan Meghael Kafy Almoot, Atheel Nageeb Abody Almuner, Mazen Fadheel Saleem Mahruk, Saad Adwar Alsaaty, Adnan gameel Alkhury, Suham Sleewa Shaea, Behnam Polus Momeeka, Sabah Matty Butrus Hamamy, Azeez Gaggo Matty Almeezy, Maha Naseef Banno, Salam Adeeb Abo Alyuonan, wesam Adeeb abo Alyuonan, Hikmat Aziz Dakak, Siham Mekael Jerjis.

 

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas