Gaudium news > “Com poucos recursos é possível construir um belo templo”, afirma sacerdote

“Com poucos recursos é possível construir um belo templo”, afirma sacerdote

Estados Unidos – Greenville (Sexta-feira, 01-11-2019, Gaudium Press) O Padre Dwight Longenecker, pároco de Nossa Senhora do Rosário em Greenville, Estados Unidos, e célebre convertido do anglicanismo, recordou sua experiência pessoal na construção de um belo templo paroquial em uma área pobre de sua cidade. Com esforço e dedicação, e enfrentando ainda os prejuízos e ideias erradas sobre o que se requer para edificar um templo de acordo com a tradição arquitetônica da Igreja, a comunidade concluiu com êxito o templo. Agora o sacerdote compartilha alguns conselhos que podem permitir outras comunidades uma conquista similar.

Com poucos recursos é possível construir um belo templo, afirma sacerdote 1.png

“Há três anos estávamos terminando a construção da nova Igreja de Nossa Senhora do Rosário em Greenville. Nossa igreja está construída em um estilo românico tradicional, inspirada na bela igreja abacial de Sant Antimo na Toscana”, relatou o presbítero, que negou que um projeto deste tipo tenha que ser necessariamente custoso. “Claro, se vai com um arquiteto de primeiro nível com reputação internacional, pagará as probabilidades. Se imagina que sua igreja tem que ser de alvenaria maciça, calcário ou tijolo, nunca o fará”, esclareceu.

A principal credencial do sacerdote para oferecer estes conselhos é o tipo de comunidade que conseguiu edificar o templo. “Nossa pequena paróquia está na parte pobre da cidade. Não temos doações e muitos paroquianos ricos, mas através da generosidade, o trabalho duro e a oração, nossa gente tem construído uma bela igreja”, comentou o Padre Longenecker, que descreveu que o templo possui um órgão tubular e também foi provido de vitrais. “Como fizemos isso? Aqui há alguns conselhos”.

O primeiro conselho é empregar técnicas modernas de construção. Em seu projeto, a solução mais econômica foi uma estrutura de aço folheada com tijolos. “Mas não precisa parecer barato. Criamos a ilusão de profundidade nas paredes mediante um marco adicional no interior e capas adicionais de lâmina de rocha”, comentou o sacerdote. “As paredes interiores foram cobertas com gesso para dar mais profundidade e textura”.

Para dotar o templo de elementos litúrgicos, resgataram elementos usados de outros templos. No entanto, isto não deve se fazer sem cautela. “Ponham-se em contato com estas pessoas primeiro e planifique sua igreja em torno dos artigos usados que vai utilizar”, propôs o pároco. “Não somente construa um edifício barato e logo o encha com coisas católicas bonitas. Vai parecer bobo”.

O terceiro conselho poderia parecer evidente, mas é essencial: “Decida que o edifício será belo”. Este ponto se relaciona com os anteriores, já que se podem resgatar elementos e trabalhar com técnicas econômicas, mas devem empregar-se de forma correta. “Faça com que o edifício seja belo. Com as técnicas modernas de construção, afirmou que inclusive seria possível construir em estilo gótico e fazê-lo de maneira acessível”. Sobre a inspiração nos estilos tradicionais, é importante compreender que não se trata de uma camisa de força, mas empregar uma linguagem para comunicar uma mensagem. “Como disse nosso arquiteto, ‘Construímos em estilo românico, mas é o nosso românico!”.

Com poucos recursos é possível construir um belo templo, afirma sacerdote 2.png

“Se você está construindo uma igreja, você gastará vários milhões. Então faça-a bonita”, recordou o sacerdote. “Não é necessário ser uma igreja de disco voador com panquecas. Não é necessário ser um auditório feio. Pesquise, contrate um arquiteto que conheça suas coisas”. Isto inclui assessorar-se com especialistas que tenham trabalhado a arquitetura religiosa. “Embora seu comitê de construção possa ter boas pessoas e pessoas sinceras, é possível que não saibam muito sobre a tradição da arquitetura católica”, aconselhou o Padre Longenecker. “Busque pessoas que estejam informadas e escute-as”.

As últimas recomendações são construir uma igreja adequada para sua comunidade e dedicar o dinheiro ao importante. “Construímos em um estilo românico porque é antigo, mas também tem um certo tipo de austeridade moderna. É quase monástica em sua simplicidade e é adequada para uma igreja na parte pobre da cidade”, recordou o sacerdote. “Nossa espiritualidade ajudou a determinar o estilo de nossa nova igreja”. Sobre o investimento nas coisas relevantes recomendou investir recursos suficientes em portas de boa qualidade, assim como nos bancos. Sobre os pisos, aconselhou empregar o concreto manchado e polido no lugar do mármore que eleva consideravelmente os custos. “Obras de arte? Consiga boas imagens, Via Sacra e vitrais resgatados. É possível”.

“Se sua paróquia está planejando um edifício de igreja ou um projeto de renovação, não esgueire-se e não assuma que o edifício tem que ser um celeiro utilitário brutalista”, concluiu o sacerdote. “Estude a teoria e o pensamento por trás da arquitetura da Igreja e faça algo belo para Deus!”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas