Gaudium news > Temos a nossa esperança depositada em Deus

Temos a nossa esperança depositada em Deus

Frederico Westphalen -RS (Quinta-feira, 07-11-2019, Gaudium Press) Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo de Frederico Westphalen, inicia seu artigo semanal -desta vez a propósito das leituras do XXXII domingo do tempo Comum- fazendo uma denúncia relacionada com os nossos dias:

“o Mistério da Ressurreição de Cristo e, consequentemente, o mistério da Vida Eterna tende a ser uma realidade que paulatinamente se eclipsa das nossas conversas, das nossas catequeses ou, quiçá, dos nossos pensamentos.

Temos a nossa Esperança deopositada em Deus-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg

Consequências de se pensar em coisas fúteis, em bagatelas

Dom Antônio mostra que “facilmente o ser humano pensa nas coisas mais fúteis e nas realidades mais próximas da sua vida, levando a que um olhar transversal sobre a vida ou uma visão a longo prazo deixem de ser uma preocupação ou uma possibilidade”.

“Preso à matéria e a preocupações temporárias, o ser humano muitas vezes renuncia a todo o sentido que poderá ter da vida e a elevar o seu olhar para além do horizonte do seu umbigo ou dos seus prazeres.

Uma realidade que vem de longe

“A realidade que se acaba de evocar não é exclusiva dos tempos atuais, mas, como podemos ver na 1ª Leitura deste Domingo (2ª Macabeus 7,1-2.9-14) também predominava no tempo dos Macabeus”, recorda e continua Dom Rossi Keller:

“Naquele tempo a sociedade caminhava para um abismo moral e social, esvaziando-se de todas as referências a Deus e de coerência de vida.

“A generalidade do pensamento mundano ameaçava quem era fiel a Deus e, como vemos na leitura, pôs em causa a vida de muitos crentes, levando-os inclusive ao martírio.

“Diante da vida e da morte, qualquer um de nós pode vacilar, mas, a fidelidade dos sete irmãos narrada pela leitura faz-nos perceber o alcance da sua perseverança: eles acreditavam na vida em Deus, no poder que Deus tem de ressuscitar os mortos e de garantir uma vida sem fim na Sua presença.

“A Vida Eterna é a certeza e a esperança das nossas vidas, pois a vitória da Ressurreição de Cristo já antecipa a vitória da vida de cada um de nós.

Batismo e participação da vida em Deus, da presença de Deus

Continua o Bispo de Frederico Westphalen:

“Pelo Batismo, tal como nos ensina São Paulo, pomos de parte o homem velho para nos revestirmos do homem novo.

“Portanto, no Batismo começamos a participar da vida em Deus, com a certeza que em nós foi infundida esta possibilidade de participarmos da presença de Deus.

“Pois bem, participar da Ressurreição de Cristo implica romper com a lógica das certezas visíveis e tácteis do mundo, para o qual só conta a matéria e a mentalidade de que tudo é temporário, material.

Convite a olhar as belezas de Deus

As reflexões de Dom Antônio Carlos continuam mostrando uma saída para que foge do banal, da bagatela, do fútil.

“Se as realidades do mundo olham a vida como um abismo e um aniquilamento, parece ser que alguns cristãos também procuram uma vida de fé que apenas satisfaça os problemas e os caprichos pontuais e circunstanciais, sem qualquer referência ao futuro e a um olhar profundo da verdadeira beleza da vida.

“O Evangelho de hoje (Lucas 20,27-38) é precisamente um convite a olhar a beleza da vida, retirando a nossa fixação nas circunstâncias do agora, mas contemplando com esperança o que há de vir.

Deus não é castigador, sem promessas, sem certezas

Dom Rossi Keller finaliza seu artigo dando certeza e esperança aos leitores:

“Somos chamados a contemplar a beleza da vida, independentemente do que ela nos reserva.

“Não estamos diante de um Deus castigador, sem promessas e sem certezas, mas diante de um projeto de amor reservado por Deus a cada um de nós.

“Somos criados por Deus, cuidados por Deus, e a nossa vida e a nossa presença também fazem parte do desejo de Deus.

“Na sua relação com os homens, Deus jamais cessa essa possibilidade de relação que nos possibilita durante a nossa vida terrena, mas eterniza-nos para que possamos gozar da Sua presença, permanecermos unidos em íntima relação com Ele, e projetarmos a nossa vida na Vida em Deus.

“O Evangelho faz-nos perceber tudo isto, não com os critérios humanos, mas à luz da fidelidade e das certezas de Deus a nosso respeito.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas