Gaudium news > Santuário de Lourdes apresenta novo relicário para Santa Bernadette

Santuário de Lourdes apresenta novo relicário para Santa Bernadette

França – Lourdes (Sexta-feira, 08-11-2019, Gaudium Press) Milhares de fiéis estão venerando Santa Bernadette Soubirous na visita de parte de suas relíquias à Espanha, e têm podido admirar também um belo relicário em forma de torre com vitrais que representam as aparições da Santíssima Virgem à Santa. Não é frequente conhecer a origem e os detalhes da criação destes importantes objetos litúrgicos, mas o blog especializado ‘Liturgical Arts Journal’ destacou a história deste relicário, produzido neste ano pela empresa Granda Liturgical Arts.

Santuário de Lourdes apresenta novo relicário para Santa Bernadette 1.jpg

O corpo da Santa se encontra incorrupto e é venerado quase em sua totalidade no Convento de St-Gildard em Nevers, França, mas uma pequena parte das relíquias foi levada ao Santuário de Lourdes, onde se venera na Basílica da Imaculada Conceição. Estas relíquias são as que realizaram várias visitas a diferentes Dioceses europeias desde 2017, mas as condições das viagens fizeram notável a necessidade de renovar o relicário para garantir a preservação das relíquias.

Dom Nicolás Browet, Bispo de Tarbes-Lourdes, assim como os Capelães e o Arquivista da Basílica supervisionaram o processo de projeção de um novo relicário inspirado nos tradicionais relicários de torre do século XIV. Com 70 centímetros de altura e banhado em ouro de 24 quilates, o relicário comunica a transcendência da Santa e a mensagem que recebeu por parte da Mãe de Deus. A forma da torre recorda a Basílica da Imaculada Conceição e toma a aparência de campanário para recordar a importância de difundir a mensagem das aparições. A torre está coroada pela Cruz de Cristo e a Coroa da Santíssima Virgem de maneira análoga à cúpula do Santuário.

Santuário de Lourdes apresenta novo relicário para Santa Bernadette 2.jpg

Os vitrais do relicário também se inspiram em vitrais da Basílica e representam Santa Bernadette de joelhos diante de Nossa Senhora na gruta e a Mãe de Deus em sua invocação, identificada por ela mesma, de Imaculada Conceição. O relicário foi abençoado pelo Bispo no dia 30 de maio de 2019 e apresentado solenemente na Gruta das Aparições. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas