Gaudium news > Catedral é invadida e saqueada na França

Catedral é invadida e saqueada na França

França – Paris (Sexta-feira, 08-11-2019, Gaudium Press) A Catedral de Sainte-Marie d’Oloron, localizada na cidade francesa de Oloron-Sainte-Marie, foi alvo de um grupo de ladrões na última segunda-feira, 4 de novembro.

O ato ocorreu por volta das 02h da manhã, e para arrombar o templo, os bandidos utilizaram um tronco de uma árvore amarrado em um automóvel. Em seguida, invadiram a catedral, roubaram artigos sagrados e litúrgicos, entre eles: cálices, âmbulas e outros objetos utilizados na Missa. Além disso, também foi roubado um presépio de 100 anos de antiguidade e paramentos.

Catedral é invadida e saqueada na França.jpg

O barulho acordou moradores locais, que alertaram as autoridades, entretanto, os agentes policiais não conseguiram prender nenhum dos criminosos, que fugiram em outro veículo levando todos os itens roubados.

Acredita-se que para planejar os detalhes do crime, os ladrões tenham visitado a catedral alguns dias antes. Apesar das autoridades confirmarem que a investigação está em andamento, até o momento não se tem uma descrição dos ladrões e nem se sabe os motivos do roubo.

O Bispo de Bayona e Oloron, Dom Marc Aillet, ressaltou que este crime foi um “roubo sacrílego, uma vez que são objetos de culto, alguns dos quais ainda hoje são usados ??em grandes cerimônias”.

Construída no século XII, a Catedral de Oloron se tornou Patrimônio Mundial pela UNESCO, no ano de 1998. O ataque ao templo faz parte de uma onda de roubos à igrejas na França. Em 2018, houve 129 roubos e 877 incidentes de vandalismo em locais católicos franceses, número que quadruplicou em relação a 2008. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas