Gaudium news > Congresso Internacional de Educação Católica reúne centenas de participantes em Juiz de Fora

Congresso Internacional de Educação Católica reúne centenas de participantes em Juiz de Fora

Minas Gerais – Juiz de Fora (Terça-feira, 12-11-2019, Gaudium Press) A Arquidiocese de Juiz de Fora acolheu, entre os dias 1º a 5 de novembro, o Congresso Internacional de Educação Católica.

O evento, que reuniu mais de 500 participantes provenientes de diversas cidades, teve por objetivo atender o anseio por parte de professores, pais e colégios católicos, de ouvir as orientações da Igreja.

Congresso Internacional de Educação Católica reúne centenas de participantes em Juiz de Fora 1.png

Os trabalhos foram iniciados com uma apresentação musical dos alunos do Colégio Arautos do Evangelho. Em seguida, o Secretário da Congregação para Educação Católica de Roma, Dom Vincenzo Zani ministrou uma palestra na qual apresentou a visão do Papa Francisco sobre o ato de educar e discorreu sobre as contribuições da Educação Católica no mundo multicultural.

Dom Henrique Soares, Bispo da Diocese de Palmares (PE), ministrou a palestra da tarde, que teve como tema a “Mística do educador católico: formar a pessoa com Cristo e para Cristo”. O prelado recordou que o processo educativo conduz a algum lugar e que o parâmetro para quaisquer atos deve ser Cristo, “se deparar, se medir, se confrontar com a figura de Jesus”.

Segundo ele, a mística de uma educação católica, de um educador, está ligada a esse contato com Cristo, “respeitando as individualidades, o pluralismo da sociedade atual, mas propondo, sem medo, Jesus, o Seu Evangelho e tudo aquilo que decorre disto”, completou.

O Bispo de Palmares explicou, ainda, como os educadores podem levar Cristo aos estudantes. “A primeira coisa é que eles próprios tenham a experiência de Cristo. E aqui está um desafio: não permitir que esse adjetivo católico/cristão signifique simplesmente uma tradição congelada, fria, impessoal; quase que como se dizer católico quer dizer uma escola ligada a valores antigos, de uma disciplina rígida – isso seria triste, porque é confundir o cristão católico com um paradigma de comportamento que muitas vezes já nem está mais no mundo de hoje. Cristão católico quer dizer um voltar sempre a Cristo, beber sempre do Evangelho e repropô-lo sempre de modo criativo para os dias de hoje, para as situações de hoje”.

Congresso Internacional de Educação Católica reúne centenas de participantes em Juiz de Fora 2.jpg

O Congresso foi concluído com mais uma palestra de Dom Henrique Soares, desta vez o tema foi outro pilar essencial no processo educativo: a família. Em sua explanação, o Bispo exortou para que se construa uma interação e diálogo fecundo entre escola e família, explicando a importância da relação dos agentes formadores da educação e possíveis consequências de falta desse contato. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas