Gaudium news > Papa afirma: os leigos dão o húmus para o crescimento da fé

Papa afirma: os leigos dão o húmus para o crescimento da fé

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 13-11-2019, Gaudium Press) Durante a Audiência Geral desta quarta-feira, o Papa Francisco prosseguiu com o ciclo de catequeses sobre o livro dos Atos dos Apóstolos.

Papa afirma- os leigos dão o húmus para o crescimento da fé1.jpg

Francisco dedicou seus comentários ao casal santo Áquila e Priscila.

 São Paulo encontra-se com o casal

Em sua longa viagem narrada nos Atos do Apóstolos, São Paulo chega a Atenas e depois prossegue sua viagem apostólica indo para Corinto.
Foi lá que o apóstolo se encontrou com o casal Áquila e Priscila que o acolheram com toda hospitalidade.

Este gesto do acolhimento os leva a “praticarem a arte cristã da hospitalidade e abrir as portas de sua casa para acolher o Apóstolo Paulo”, disse Francisco.
.
Assim foi que eles acolheram não só o evangelizador, mas também o anúncio que ele levava consigo: a Boa Nova do Evangelho de Cristo.

Paulo compartilha com o casal a atividade profissional deles. Eles faziam tendas.

“Na casa hospitaleira de Áquila e Priscila, onde se fabricam tendas, o Apóstolo inicia a projetar e plantar ‘tendas’ de Deus em meio aos coríntios, isto é, a Igreja de Corinto”, diz o Papa.

Domus Ecclesiae

Ao abrirem as portas para o Apóstolo, Áquila e Priscila abriram também sua casa para os irmãos e irmãs em Cristo, formando assim uma comunidade, o que se chama de “domus ecclesiae”, uma “Igreja Doméstica” que servia para a escuta da Palavra de Deus e a celebração eucarística.

Comentou Francisco:

“Também hoje em alguns países onde não existe liberdade religiosa, os cristãos se reúnem em uma casa, um pouco escondidos, para rezar e celebrar a eucaristia.”

Um ano e meio em Corinto

Depois de um ano e meio na cidade, Paulo parte rumo a Éfeso com o casal, e também ali a sua morada se torna um local de catequese.

Por fim, os dois esposos fazem regresso a Roma e o Apóstolo chega a fazer um agradecimento ao casal na Carta aos Romanos, afirmando que eles arriscaram as suas cabeças para salvar a sua vida.

Comenta Francisco:
“Quantas famílias em tempo de perseguições arriscam suas cabeças para manter escondidos os perseguidos. Este é o primeiro exemplo”.

Os leigos: húmus para o crescimento da Fé

Entre os inúmeros colaboradores de Paulo, recordou Francisco, Áquila e Priscila emergem como modelos de uma vida conjugal responsavelmente empenhada a serviço de toda a comunidade cristã.

O casal recorda que graças à fé e à evangelização de tantos leigos, o cristianismo chegou até nós:

“O cristianismo foi pregado pelos leigos, são eles, em virtude do seu batismo, os responsáveis por levarem a fé”, afirmou o Papa que ainda citou uma expressão de Bento XVI, na qual o Papa Emérito afirma que afirma que os leigos oferecem o “húmus” para o crescimento da fé.

Pedido

“Peçamos ao Pai que efunda o seu Espírito sobre todos os casais cristãos para que, a exemplo de Áquila e Priscila, saibam abrir as portas de seus corações a Cristo e aos irmãos e transformem suas casas em igrejas domésticas. Bela palavra… Uma casa é uma igreja doméstica onde viver a comunhão e oferecer o culto da vida vivida com fé, esperança e caridade.”

“Devemos rezar a estes dois santos para que nos ensinem a ser como eles, uma igreja doméstica, onde haja o húmus para que cresça a fé.”

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas