Gaudium news > Conferência Episcopal dos EUA elege novo presidente

Conferência Episcopal dos EUA elege novo presidente

Estados Unidos – Washington (Quarta-feira, 13-11-2019, Gaudium Press) O Arcebispo de Los Angeles, Dom José Horácio Gomez, foi eleito presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos da América (USCCB, sigla em inglês), durante a assembleia plenária que ocorre em Baltimore.

Conferência Episcopal dos EUA elege novo presidente.png

Essa é a primeira vez que um prelado de origem hispânica assume o cargo, sucedendo ao Cardeal Daniel Di Nardo. O Arcebispo Allen Vigneron de Detroit foi eleito vice-presidente da USCCB.

“A eleição como presidente da USCCB é uma honra, não só para mim mas também para os católicos de Los Angeles e para todos os católicos latinos no país. Prometo servir com dedicação e amor, tentando sempre seguir Jesus Cristo e a sua vontade para toda a Igreja, aqui nos EUA”, escreveu Dom Gomez em sua conta no Twitter.

Dom José Horácio Gomez

Nascido em Monterrey, no México, no dia 26 de dezembro de 1951, Dom José Horácio Gomez, é licenciado em Filosofia e possui diploma de Contabilidade Pública pela Universidade Nacional de Monterrey. Estudou Teologia na Universidade de Navarra, na Espanha, onde obteve o Doutorado em Teologia em 1980.

Foi ordenado sacerdote da Prelatura do Opus Dei em 15 de agosto de 1978. Até o ano de 1980 serviu no serviço pastoral na Espanha. Depois, ensinou até o ano de 1987 em um colégio e escola secundária no México, e também trabalhou como diretor de jovens no decanato de Fátima da Diocese de Monterrey (1985-1987). Em 1987 se mudou para o Texas, onde em 1999 foi nomeado vigário da Delegação da Prelatura do Opus Dei.

Desde 1991 é membro da Associação Nacional de Sacerdotes Hispanos e serviu duas vezes como Presidente. Foi nomeado Bispo auxiliar de Denver, por João Paulo II, em 2001, passando depois pelas Dioceses de San Antonio e Los Angeles; era até agora vice-presidente do episcopado norte-americano. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas