Gaudium news > Secretaria para a Economia da Santa Sé tem novo Prefeito

Secretaria para a Economia da Santa Sé tem novo Prefeito

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 14-11-2019, Gaudium Press) Um jesuíta espanhol de 60 anos, Padre Juan Antônio Guerrero, foi nomeado pelo Papa para o cargo de Secretário para a Economia da Santa Sé.

Secretaria para a Economia da Santa Sé tem novo Prefeito. Foto Redes Sociais.jpg

Padre Guerrero é o Conselheiro Geral da Companhia de Jesus e Delegado do Padre Geral para as casas e as obras interprovinciais romanas.

O Jesuíta Padre Guerrero

“Como jesuíta é uma alegria receber uma missão diretamente do Papa. É um modo privilegiado para realizar a minha vocação”, disse o Padre Guerrero:

“A obediência que professo sempre me levou a percursos inesperados, conduziu-me a caminhos que jamais teria ousado e sou muito grato. Para mim, a obediência é um lugar privilegiado de encontro com o Senhor”.

O novo Prefeito, sendo Delegado do Padre Geral para as casas e as obras interprovinciais Romanas, é o Superior Maior de 360 jesuítas provenientes de 69 províncias jesuítas de todo o mundo.

Dentre as obras jesuítas sob sua responsabilidade estão 150 casas de formação e outras 210 que realizam sua missão nas seguintes instituições:

A Pontifícia Universidade Gregoriana, o Pontifício Instituto Bíblico, Pontifício Instituto Oriental, Observatório do Vaticano, Civiltà Cattolica, Centro Aletti, Colégio Russicum, Colégio Bellarmino, Colégio de Jesus, Dicastério para a Comunicação (Rádio Vaticano) e outros dicastérios da Santa Sé.

Padre Guerrero trabalhou no projeto de integração das três instituições acadêmicas em Roma (Gregoriana, Bíblico e Oriental) confiada aos Jesuítas pela Santa Sé, agora, deixa o projeto iniciado.

Além de suas atuais responsabilidades, o sacerdote jesuíta espanhol já cumpriu outras missões de governo:

foi provincial da Província jesuíta de Castiglia, com mais de 600 jesuítas e um bom número de obras e teve que repartir com poucos recursos contribuir para o processo de integração e reorganização das províncias jesuítas espanholas.

Outra palavra além de Surpresa

Padre Guerrero afirma:

“Surpresa” foi a palavra usada quando fui chamado de Moçambique para Roma para ser o Delegado do Padre Geral.
Para este novo serviço tenho que procurar outra palavra, porque não estava, absolutamente, no meu campo de possibilidades. Foi algo inesperado.

No início assustei-me e fiquei sem ação. Mas recebo com humildade, com confiança no Senhor e na equipe que já está trabalhando na Secretaria da Economia.

Da minha parte irei colaborar a serviço desta missão oferecendo o melhor que posso”.

(JSG)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas