Gaudium news > Relíquia de São Timóteo será exposta na Basílica de São Pedro

Relíquia de São Timóteo será exposta na Basílica de São Pedro

Itália – Termoli (Quinta-feira, 14-11-2019, Gaudium Press) A Diocese de Termoli-Larino na Itália está feliz com o anúncio: pela primeira vez o corpo de São Timóteo, discípulo de São Paulo custodiado na Catedral de Termoli, sairá em peregrinação à Roma onde será exposto para a veneração dos fiéis na Basílica de São Pedro. O acontecimento ocorrerá no dia 26 de janeiro, na festa dos Santos Timóteo e Tito, e em união com a celebração do “Domingo da Palavra de Deus”, instituído pelo Papa Francisco.

Relíquia de São Timóteo será exposta na Basílica de São Pedro.jpg

O anúncio deste evento extraordinário ocorreu durante uma coletiva de imprensa oferecida pela Diocese de Termoli-Larino que contou com as intervenções do Bispo local, Dom Gianfranco De Luca; do Padre Benito Giorgetta, pároco de São Timóteo em Termoli; e de Alessando Rucci, delegado episcopal do Centro Pastoral para o Patrimônio Artístico e Bens Culturais materiais e imateriais da Diocese.

Dom De Luca assinalou que “a peregrinação do corpo de São Timóteo à Basílica de São Pedro, centro da cristandade universal, nos chama a compreender e valorizar a fundo o dom pelo qual nossa Igreja diocesana foi enriquecida pela Providência com a custódia das relíquias e, portanto, nos exorta a uma relação renovada e mais profunda com a Palavra de Deus, que não apenas deve ser escutada e acolhida no próprio coração, mas também vivida, compartilhada e testemunhada na vida cotidiana”.

Por sua vez o Padre Giorgetta destacou a importância da celebração do “Domingo da Palavra de Deus” com a presença da urna de São Timóteo na Basílica Vaticana:

“A circunstância da celebração pela primeira vez do ‘Domingo da Palavra de Deus’ põem em evidência a importância deste ‘Filho predileto’ de Paulo que recebeu, como Bispo de Éfeso, duas cartas pastorais. Nelas o Apóstolo São Paulo exorta a ‘reviver o dom que Deus colocou em ti, que está em ti pela imposição de minhas mãos’ (2Timóteo 1,6)”.

O sacerdote também disse que este evento extraordinário é ocasião para que todos os fiéis da Diocese revivam os dons recebidos por Deus; “entre estes aquele que a providência tem dado à Igreja em Termoli-Larino ao custodiar o corpo de São Timóteo”.

“Os dons são entregues e nós estamos felizes de acompanhar esta peregrinação para chegar a Roma em São Pedro e, esperamos, a São Paulo”, acrescentou o pároco de São Timóteo em Termoli.

A iniciativa de levar em peregrinação o corpo de São Timóteo à Basílica vaticana foi confiada ao Papa durante uma audiência que sustentou o Padre Giorgetta com o Pontífice. O sacerdote lhe manifestou o desejo de levar a urna até São Pedro – ideia que era apoiada pelo Bispo de Termoli-Larino – , e o Papa aceitou e aprovou tal ideia, concretizando-se para o dia 26 de janeiro.

“Estamos agradecidos ao Papa Francisco por ter acolhido esta proposta (…) Isto constitui um novo impulso para perseverar na oração por ele, por enquanto o Espírito Santo diz à Igreja hoje, através de seu magistério e de sua ação pastoral, que possa encontrar espaço em nossos corações e concretizar-se na vida da comunidade diocesana”, expressou Dom De Luca. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas