Gaudium news > 4 Proximidades que o Papa indica aos reitores de Seminários no Brasil

4 Proximidades que o Papa indica aos reitores de Seminários no Brasil

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 14-11-2019, Gaudium Press) Após a Audiência Geral da quarta-feira o Papa Franciso dirigiu-se aos reitores e formadores de seminários do Brasil falando sobre a necessidade da proximiidade .

4 Proximidades que o Papa indica aos reitores de Seminários no Brasil.jpg

“Os sacerdotes devem ser especialistas em proximidades”, disse Francisco em um vídeo publicado pela Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSID).

O OSID informou que atualmente, 90 padres do Brasil estão em Roma participando do curso para reitores e formadores de seminário de língua portuguesa, promovido pela Congregação para o Clero, o qual teve início em 4 de novembro e segue até 16 de novembro, na casa San Juan de Ávila.

Audiência Geral

Na quarta-feira, os sacerdotes brasileiros participaram da Audiência Geral com Papa Francisco, na Praça de São Pedro, no Vaticano, onde o Pontífice falou das proximidades.

Como mostra um vídeo publicado pela OSID, o Papa Francisco afirmou aos presentes: “vosso trabalho de reitor é muito, muito importante, para formar os novos sacerdotes”.

Francisco destacou que a necessidade de que os presbíteros “sejam livres, mas livres no coração, livres no amor a Jesus, e às pessoas.

Os sacerdotes -disse o Papa- devem ser especialistas em proximidades” e passou a indicar quais sejam elas.

Proximidade a Deus, ao Bispo, com os sacerdotes, com o povo de Deus

A primeira delas deve ser a “proximidade com Deus, na oração”.

A “Segunda, deve ser a proximidade ao bispo.‘Mas eu não gosto deste bispo… mas é o teu bispo!’. Proximidade com o bispo”, acrescentou.

A seguir, Francisco indicou qual seve ser o terceiro tipo de proximidade. Deve ser a proximidade entre os próprios sacerdotes:

“Jamais falar uns dos outros, jamais! Jamais falar por detrás dos outros, jamais. Irmãos. E se tu tens alguma coisa contra este, fala na cara! Proximidade!”.

A “Quarta proximidade deve ser com o povo de Deus. Porque todos nós, sacerdotes, fomos tirados do povo de Deus.

Que coisa falou Paulo a Timóteo?  Lembre-se de tua mãe e da tua avó, do povo de onde vens”, completou.

“As quatro proximidades: a Deus, ao bispo, aos sacerdotes e ao povo de Deus. Não vos esqueçais…”, concluiu.
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas