Gaudium news > Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

Dedicação das Basílicas de São Pedro e São Paulo

“Esta festa nos proporciona a ocasião de ressaltar o significado e o valor da Igreja”, afirmou Bento XVI, em 2009, por ocasião desta celebração.

Dedicacao das Basilicas de Sao Pedro e Sao Paulo

Redação (18/11/2022 09:52, Gaudium Press) A Igreja Católica celebra no dia de hoje, 18 de novembro, a dedicação das Basílicas Romanas de São Pedro e São Paulo. Estes templos edificados em Roma contêm os restos mortais dos dois apóstolos cristianismo: São Pedro e São Paulo.

Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro, que está localizada no Vaticano, no coração de Roma, foi construída por ordem do Imperador Constantino, no ano de 323, sobre o túmulo do apóstolo que foi o primeiro Papa da Igreja.

A construção da atual Basílica de São Pedro foi iniciada pelo Papa Nicolau V, em 1454. Ela foi concluída no pontificado do Papa Urbano VIII, cerca de 170 anos depois.

No 18 de novembro de 1626, o Papa Urbano V consagrou a nova Basílica de São Pedro, a mesma data em que a antiga Basílica havia sido consagrada.

A Basílica Nova

A Basílica de São Pedro é majestosa. Tudo nela é grande, mas ninguém se sente diminuído ou inferiorizado em seu interior. Todos são bem acolhidos. São 212 metros de comprimento, 140 de largura. Sua cúpula fica a 133 metros de altura. Em extensão, nenhum templo católico é maior que São Pedro.

São Paulo fora dos Muros

A Basílica de São Paulo também nasceu da vontade do primeiro imperador cristão, Constantino. A Basílica de São Paulo Extramuros é assim chamada porque se localiza fora dos muros que cercavam a antiga Roma.

Depois da Basílica de São Pedro, é o maior templo de Roma e também surgiu por vontade de Constantino. No ano de 1823, um incêndio quase a destruiu totalmente. O que dela restou foi juntado às suas cinzas e com uma grande dose de boa vontade, ela renasceu. Foi o Papa Leão XIII quem iniciou sua reconstrução. Ela foi consagrada novamente no dia 10 de dezembro de 1854 pelo Papa Pio IX.

Na Basílica dedicada ao Santo que foi considerado “O Apóstolo”, existe uma exposição de mosaicos que retratam todos os Papas desde São Pedro até o atual, o Papa Francisco. Bento XVI, em 2009, na ocasião desta celebração, afirmou que “esta festa nos proporciona a ocasião de ressaltar o significado e o valor da Igreja”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas