Gaudium news > “Autoridade de Informação Financeira”, do Vaticano, terá novo Presidente

“Autoridade de Informação Financeira”, do Vaticano, terá novo Presidente

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 19-11-2019, Gaudium Press) Em um comunicado distribuído na tarde de segunda-feira, a Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou que foi nomeado novo presidente para a “Autoridade de Informação Financeira do Vaticano” (AIF).

Autoridade de Informação Financeira, do Vaticano, terá novo Presidente.jpeg

O novo presidente deverá substituir René Brüelhart, um suíço que dirige o AIF desde 2012.

Agradecimento e Fim de mandato

“Terminando o mandato do atual presidente da AIF, doutor René Brüelhart, e agradecendo o serviço prestando nestes anos, o Santo Padre designará o sucessor, identificando uma pessoa de grande perfil profissional e acreditada competência a nível internacional”, diz a nota da Sala Stampa.

A nomeação do sucessor de René Brüelhart “será tornada pública e entrará em vigor após o regresso do Santo Padre da viagem à Tailândia e ao Japão, no dia 26 de novembro”, destaca o comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano.

AIF

A Autoridade para a Informação Financeira (AIF) foi criada pelo Papa Bento XVI em dezembro de 2010.

O AIF visa garantir maior transparência nas finanças da Santa Sé e combater o crime econômico, criando um novo quadro jurídico que entrou em vigor a 1 de abril de 2011 e foi revisto a 25 de janeiro de 2012, após a visita dos técnicos do Moneyval, organismo do Conselho da Europa.

Quem será o substituto de René

O suíço René Brüelhart foi nomeado responsável pela Autoridade de Informação Financeira do Vaticano em novembro de 2012.

No final de seu mandato como Presidente da AIF, Francisco agradeceu ao Dr. René por seus serviços prestados nos últimos anos e procedeu à nomeação do sucessor.

A nomeação será publicada e torna-se efetiva apenas após a volta do Papa de sua Viagem Apostólica à Tailândia e ao Japão, ou seja, no dia 26 de novembro.

Assim, permanece assegurada a continuidade da ação institucional da AIF neste momento de importantes compromissos internos e internacionais.

Quanto ao substituto, a descrição que dele se tem é de que “deverá ser uma figura de elevado perfil profissional e acreditada competência em nível internacional”. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas