Gaudium news > Papa Francisco chega à Tailândia e inicia compromissos de sua agenda

Papa Francisco chega à Tailândia e inicia compromissos de sua agenda

Bangcoc – Tailândia (Quinta-feira, 21-11-2019, Gaudium Press) Na quarta-feira o Papa Francisco iniciou sua 32ª viagem internacional, saindo de Roma e chegando ao aeroporto internacional Don Mueang, na capital tailandesa, Bangcoc, depois de mais de onze horas de voo.

Papa Francisco chega à Tailândia e inicia cumprimento de agenda-Foto Vatican News.jpg

Durante o voo para a Tailândia, o Papa enviou telegramas aos chefes de Estado e de Governo dos países que foram sobrevoados – Croácia, Bósnia-Herzegovina, Sérvia, Montenegro, Bulgária, Turquia, Irão, Afeganistão, Paquistão, Índia e Myanmar – com votos de bem-estar, paz e prosperidade.

A viagem continua até o próximo dia 26 de novembro depois de o Papa visitar, além da Tailândia, o Japão.

Esta é a primeira visita que um Papa realiza ao país, depois de trinta anos. O último papa a visitar a Tailândia foi João Paulo II, em 1984.

Tailândia

O pontífice foi acolhido em Bangcoc por autoridades políticas e religiosas numa breve cerimônia.

Francisco cumprimentou responsáveis políticos, bispos e 11 crianças em trajes tradicionais, antes de entrar num veículo fechado para seguir rumo à Nunciatura Apostólica para descansar após a viagem.

O Papa foi acompanhado por milhares de pessoas ao longo do trajeto, sendo recebido na Nunciatura por seminaristas, noviças e religiosas, bem como por jovens da paróquia local, que dançaram portando vestes tradicionais.

Ainda na chegada, Francisco recebeu o acolhimento da Irmã Ana Rosa Sivori, sua prima, que é missionária na Tailândia há mais de 50 anos e que deverá acompanhar o Pontífice em alguns dos encontros a serem realizados.

Missão, missionários e Católicos

A visita de Francisco marca os 350 anos da primeira missão diretamente dependente do Vaticano, durante o papado de Clemente IX, em 1669.

Os primeiros missionários a estabelecer-se neste território (no antigo Reino do Sião) foram os dominicanos portugueses em 1567, seguidos pelos franciscanos e pelos jesuítas.

A Tailândia é um país de maioria budista, onde os católicos representam 0,5% da população.

Compromissos

Os primeiros compromissos oficiais estão marcados para a manhã desta quinta-feira:

Acolhimento oficial pelo primeiro-ministro tailandês, o general Prayut Chan-ocha, e pelo rei Vajiralongkong.

Faz parte da agenda de 21 de novembro uma visita ao Hospital Católico St. Louis, fundado por católicos em 1898.

Esta visita será realizada antes de outra que será feita ao rei e antes da primeira Missa a ser celebrada no Estádio Nacional de Bangcoc, que tem capacidade para receber 65 mil pessoas.

Sexta-feira, 22 de novembro

A sexta-feira será particularmente dedicada à comunidade católica, começando pelo encontro com sacerdotes, religiosos, seminaristas e catequistas, na paróquia de São Pedro.

Após este Encontro, os bispos tailandeses e da Federação de Conferências Episcopais Asiáticas reúnem-se com o Papa na igreja adjacente do Santuário dedicado ao primeiro Beato tailandês, Nicolas Bunkerd Kitbamrung.

Ainda haverá encontro com líderes cristãos e de outras religiões, na Universidade de Chulalongkorn, e a Missa com os jovens na Catedral da Assunção, de Bangcoc. (ARM)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas