Gaudium news > Santa Sé-Angola: entra em vigor acordo que garante desempenho da missão da Igreja

Santa Sé-Angola: entra em vigor acordo que garante desempenho da missão da Igreja

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 22-11-2019, Gaudium Press) Através de um comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano, a Santa Sé informou que na quinta-feira, 21 de novembro, entrou em vigor o “Acordo Quadro” assinado com a República de Angola.

Santa Se -Agola entra em vigoar qfordo que garante desempnho da missão da Igreja.jpg

Acordo Quadro

Este acordo garante à Igreja “a possibilidade de desempenhar a sua missão” neste país africano e reconhece a sua personalidade jurídica.

“Em 21 de novembro de 2019, através da comunicação oficial da embaixada da República de Angola na Santa Sé, aperfeiçoou-se o procedimento de intercâmbio dos instrumentos de ratificação do Acordo Quadro entre a Santa Sé e Angola, assinado no Vaticano em 13 de setembro de 2019”, foi a informação transmitida pelo comunicado da Sala de Imprensa do Vaticano,

De acordo com a informação tornada pública, “O Acordo Quadro, que entrou em vigor hoje nos termos do seu artigo 25º, garante à Igreja Católica a possibilidade de desempenhar a sua missão em Angola. Em particular, é reconhecida a personalidade jurídica da Igreja Católica e das suas Instituições”, informou o Vaticano.

Salvaguarda de independência

O comunicado da Sala de Imprensa informa também que a Santa Sé e Angola, “salvaguardando sua própria independência e autonomia, comprometem-se a cooperar para o bem-estar espiritual e material do homem e a favor do bem comum, respeitando simultaneamente a dignidade e os direitos da pessoa humana”.

Os números em Angola

Atualmente a população de Angola é estimada em cerca de 30 milhões de habitantes.
Conforme indica o censo de 2010, 64,1% da população do país declara-se católica, 25,1% pertencem a outras denominações cristãs, 7,5% professam o animismo, 1% o islamismo, 1,7 declara-se sem religião e 0,6% não especifica.
(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas