Gaudium news > Nicarágua: estudantes defendem a Igreja contra ataques das autoridades

Nicarágua: estudantes defendem a Igreja contra ataques das autoridades

Nicarágua – Manágua (Sexta-feira, 22-11-2019, Gaudium Press) A indignação popular suscitada em Nicarágua pelo assédio policial a um templo e o ataque à Catedral de Manágua no qual ficaram feridos um sacerdote e uma religiosa se expressou na última terça-feira, 19, em uma manifestação dos estudantes da Universidade Centroamericana (UCA) de Manágua. Os manifestantes tentaram sair do recinto gritando slogans como “Na Igreja não se toca” e “A Igreja se respeita”, mas foram contidos dentro da instituição por parte da Polícia Orteguista, gerando assim um enfrentamento.

Nicarágua estudantes defendem a Igreja contra ataques das autoridades.png

O ponto auge dos protestos convocados espontaneamente como apoio ao Padre Rodolfo López e a religiosa Arelys Guzmán, feridos por simpatizantes do governo no interior da Catedral, se produziu nas portas da universidade, fechadas por agentes da polícia.

A tropa de choque lutou com os manifestantes, que responderam jogando água sobre os uniformizados, mas não conseguiram abrir as portas para levar seus protestos às ruas. Uma das participantes na marcha, a jovem ativista Zayda Hernández, relatou aos meios de comunicação que ficou comovida até às lágrimas quando conheceu sobre a agressão sofrida pelo Padre López.

Os estudantes expressaram aos meios que os protestos anônimos são o único meio de expressão que encontram diante dos perigos de assédio por parte da Polícia Orteguista. Segundo declararam ao informativo ‘La Prensa’, o governo “não está respeitando nada, não deixa nem protestar, já não estão respeitando nem a Igreja Católica”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas