Gaudium news > Cáritas Brasileira se reúne e elege nova presidência

Cáritas Brasileira se reúne e elege nova presidência

Piauí – Teresina (Terça-feira, 26-11-2019, Gaudium Press) A Rede Cáritas Brasileira realizou, entre os dias 19 e 22 de novembro de 2019, a sua XXIV Assembleia Nacional, em Teresina (PI).

O encontro, que contou com a participação de 250 agentes provenientes de todo o país, seguiu o tema “Bem Viver: esperança, resistência e profecia”, e o lema “Erguei-vos e levantai a cabeça, pois está próxima a vossa libertação” (Lc 21,28).

Cáritas Brasileira se reúne e elege nova presidência.png

Constituída por 182 entidades-membro, organizadas em 12 regionais e 5 articulações, a Rede Cáritas no Brasil possui uma capilaridade que alcança todo o território nacional. Atualmente, se prepara para viver um momento estratégico para os próximos anos.

Um documento divulgado no evento, explica que “além de ser um fórum de debate, reflexão e deliberação, a Assembleia torna-se um acontecimento que possibilita encontros, reafirma pertencimentos, reforça a determinação e a luta”.

A instituição, que já possui 63 anos de existência, manifestou sua disposição em se colocar em escuta profunda para avaliar sua missão de “Testemunhar e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo, defendendo e promovendo toda forma de vida e, participando da construção solidária da sociedade do Bem Viver, sinal do Reino de Deus, junto com as pessoas em situação de vulnerabilidade e exclusão social”.

Durante o encontro, foi eleita a nova direção para o quadriênio 2020 a 2023 do organismo que é vinculado à CNBB. O Bispo de Roraima e segundo-vice presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Mário Antônio da Silva, foi eleito o presidente da Cáritas Brasileira para o quadriênio 2020-2023. Para o cargo de vice-presidente foi eleita Cleusa Alves da Silva, da Cáritas diocesana de Ruy Barbosa (BA). Para o cargo de secretária da organização foi eleita Nilza Maria Fernandes de Macedo, da Cáritas diocesana de Bagé (RS). Para o cargo de tesoureiro foi eleito Udelton da Paixão do Espírito Santo, da Cáritas diocesana de Paracatu (MG). (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas