Gaudium news > O que é a Coroa do Advento?

O que é a Coroa do Advento?

Redação (Sexta-feira, 29-11-2019, Gaudium Press) O mundo católico começa a viver o Tempo do Advento.A partir do próximo dia 1º de dezembro, domingo, este Tempo litúrgico terá sido iniciado.

O que é Coroa do Advento.jpg

Existe uma tradição entre as famílias católicas de se reunirem neste primeiro domingo do Advento para rezar e acender a primeira vela da Coroa do Advento.

Cada família faz a oração que mais lhe convém. São orações natalinas e, geralmente, são lidos trechos das Sagradas Escrituras referentes à espera e vinda do Messias Salvador da humanidade.

Um costume familiar e catequético

Fazer uma Coroa do Advento em família é uma oportunidade para se aproveitar e explicar o significado deste tradicional símbolo natalino às crianças e também a adulos.

Geralmente a coroa é colocada em um local especial da casa, quase sempre, próximo ao Presépio e da Árvore de Natal, onde possa ser facilmente vista por todos.

Com isto a Coroa do Advento estará recordando a todos, a toda hora, a proximidade da vinda de nosso Salvador a este mundo e a importância de se preparar bem para o momento de sua chegada.

É costume cada membro da família ter uma função na hora que realizar a “liturgia” da Coroa do Advento. Assim, cada um tem consciência de que participa daquele momento de oração efetivamente.

Detalhes sobre a Coroa do Advento

A Coroa do Advento tem a sua origem na cristianização de uma tradição pagã europeia.

Entre aqueles bárbaros havia o costume de acender velas durante o inverno para lembrar o fogo do “deus sol” e pedir-lhe que voltasse com sua luz e calor.

Os primeiros missionários daqueles povos aproveitaram este costume para evangelizar as pessoas lhes ensinando que deviam aproveitar uma Coroa do Advento como meio para esperar Nosso Senhor Jesus Cristo. Como forma de celebrar o nascimento do Senhor e lhe pedir que infunda sua luz em suas almas.

A forma da Coroa: sinal do amor de Deus

O círculo é uma figura geométrica que não tem princípio nem fim.

A Coroa do Advento recorda que Deus também não tem princípio nem fim e, por isso mesmo, o círculo reflete sua unidade e eternidade.

Ele é o sinal do amor que se deve ter pelo Senhor e pelo próximo, o qual deve se renovar constantemente e nunca acabar.

Cristo vivo é representado nos ramos verdes

Verde é a cor da esperança e da vida.

Os ramos verdes postos na Coroa do Advento significam que Cristo está vivo entre nós.

A cor verde também recorda a vida de graça, o crescimento espiritual e a esperança que devemos cultivar durante o Advento.

O desejo mais importante deve ser o de querer chegar a uma união mais íntima, forte e perfeita om Deus, nosso Pai, assim como a árvore e seus ramos.

Quatro velas: uma para cada domingo do Advento

Uma vela acesa permite reflexionar sobre a escuridão provocada pelo pecado. O pecado deixa o homem cego e o afasta de Deus.

Depois da queda de nossos primeiros pais Adão e Eva, Deus foi dando pouco a pouco uma esperança de salvação que iluminou todo o universo, como, assim como fazem as velas da Coroa do Advento.

Por quatro mil anos os homens esperaram o Messias prometido.

Na espera do Salvador o mundo foi iluminado para ele coroar a plenitude dos tempos com sua chegada.

Assim é que as velas recordam esses quatro mil anos em que a escuridão foi sendo afastada do mundo.

Os séculos foram se iluminando cada vez mais com a proximidade da chegada de Cristo ao mundo.

Isso é o que recorda cada vela que vai sendo acesa ao longo dos quatro domingos do Advento: as trevas vão se dissipando com a chegada da luz de cada uma delas.

Quatro domingos, quatro novas velas acesas, cada uma com uma oração especial. Semana por semana, simbolicamente, as trevas vão sendo dissipadas: a luz de Cristo vem chegando.

Uma vela é de cor rosa…

Tradicionalmente a Coroa de Advento é formada por três velas roxas e a quarta vela é de cor rosa. E ela é acesa no terceiro Domingo do Advento.

Na liturgia, este dia é conhecido também como “Domingo Gaudete”, ou domingo da alegria.

E esse nome se deve à primeira palavra do prefácio da Missa deste domingo: Gaudete, que quer dizer “regozijem-se”.

A cor roxa representa o espírito de vigilância, penitência e sacrifício que devemos ter para nos prepararmos adequadamente para a chegada de Cristo.

A cor rosa representa a alegria que sentimos diante da proximidade do nascimento do Senhor.

Velas vermelhas e vela branca

Em alguns lugares, todas as velas da Coroa são substituídas por velas de cor vermelha.
Na Noite de Natal, uma vela de cor branca é colocada no centro da coroa. Isto quer recordar simbolicamente que Cristo é o centro de tudo que existe, de toda a Criação, de todo o Universo.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas