Gaudium news > Primaz do Brasil consagra novo altar da Catedral Basílica de Salvador

Primaz do Brasil consagra novo altar da Catedral Basílica de Salvador

Bahia – Salvador (Segunda-feira, 02-12-2019, Gaudium Press) Na manhã do último sábado, 30, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, presidiu a cerimônia de consagração do novo altar da Igreja Mãe da Arquidiocese de Salvador.

Primaz do Brasil consagra novo altar da Catedral Basílica de Salvador 1.jpg

O ato litúrgico ocorreu dentro de uma Santa Missa, que foi concelebrada pelo Bispo auxiliar Dom Hélio Pereira dos Santos e por sacerdotes de diversas paróquias. O rito de consagração do altar ocorreu logo no início, quando Dom Murilo ungiu o altar com o óleo do Santo Crisma.

“Para nós, o altar é Cristo: é Ele o altar e a vítima. Ele que se oferece no altar ao Pai, então o altar lembra aquilo que já vimos no Antigo Testamento: era sobre o altar que eram feitas as ofertas a Deus – carneiros, cordeiros – agora é o próprio Cristo, Cordeiro Pascal, que se apresenta ao Pai”, recordou o prelado.

Primaz do Brasil consagra novo altar da Catedral Basílica de Salvador 2.jpg

A mudança de altar ocorre, devido a renovação litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II. Pois, até meados da década de 1960, os sacerdotes celebravam as Missas de frente para o sacrário, posteriormente as igrejas mais antigas tiveram que ser adaptadas.

“O altar que estava era um altar provisório. Nós queríamos algo definitivo, mais solene, mais próprio. Se estudou bastante até chegar ao altar que nós temos agora, afinal o altar é o centro da Igreja. Além disso, nós queríamos colocá-lo mais próximo das pessoas para as aproximar da Celebração. Então, nós vamos dedicá-lo porque é uma exigência que o altar de Igrejas muito importantes sejam consagrados ao Senhor para dizer que ali só se realizam atos religiosos”, explicou.

Primaz do Brasil consagra novo altar da Catedral Basílica de Salvador 3.jpg

A substituição do altar provisório foi um dos primeiros pedidos feitos por Dom Murilo assim que tomou posse como pároco da Catedral Basílica, em fevereiro deste ano. Foram descobertos algumas fachadas de altar de 330 anos atrás, feitos de casco de tartaruga e marfim, guardados em um depósito. Após três meses de restauração, o novo altar ficou pronto. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas