Gaudium news > No Domingo, Papa homenageia Imaculada Conceição na Praça de Espanha

No Domingo, Papa homenageia Imaculada Conceição na Praça de Espanha

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 04-12-2019, Gaudium Press) Tradicionalmente, o dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, é o dia em que o Papa realiza uma visita à Praça Mignanelli, junto da Praça Espanha, em Roma, para homenagear a Santíssima Virgem como concebida sem pecado original.

No Domingo, Papa homenageia Imaculada Conceição na Praça de Espanha-Foto Arquivo Gaudium Press.JPG

Esta tradição vem se repetindo desde 1953 e testemunha a relação especial do bispo de Roma com a sua cidade.

Este ano o dia 8 de dezembro será um domingo e, conforme informa um comunicado da diocese de Roma, Francisco chegará à Praça às 16h (hora local) devendo ser recebido pelo cardeal vigário Ângelo De Donatis e pelas autoridades civis.

Logo após ser recebido, o Papa rezará diante do monumento e depositará flores na base da coluna que sustenta a Imagem da Imaculada.

Festa religiosa, festa popular, festa de uma cidade

Muitos grupos e organizações de cidadãos prestarão homenagem a Maria, começando pelos bombeiros, que colocarão uma coroa de flores no braço da estátua de Nossa Senhora no alto do monumento, inaugurado pelos mesmos bombeiros em 8 de dezembro de 1857.

Entre os outros grupos também estarão presentes representantes de empresas como Acli de Roma, Atac-Cotral, Acea, Inps-Inpdap e funcionários de Roma Capital.

Franciscanos são encarregados de promover o encontro com Maria

Os Franciscanos da Basílica dos Santos XII Apóstolos serão os responsáveis pela recepção dos fiéis durante todo o dia 8.

Os Frades animarão o evento com cantos e momentos de oração, acolherão as confrarias, os grupos de leigos e as paróquias que levarão sua homenagem floral a Nossa Senhora.

“Não se trata apenas de colocar as flores de maneira ordenada, mas sobretudo de manter, num dia de festa e de alegria, um clima de reflexão que possa realmente favorecer o encontro com Maria”, foi a explicação dada por Frei Angelo Sforza, pároco da Basílica, para explicar a presença dos frades através de um comunicado de imprensa.

Atrás da coluna haverá sacerdotes para confissões e também jovens estudantes do Seraphicum, o grupo de evangelizadores de rua do “Despertador” franciscano e alguns leigos da Milícia da Imaculada, fundada por S. Maximiliano Kolbe.

Mais antiga Novena dedicada à Imaculada Conceição, em Roma

Na Basílica dos Santos XII Apóstolos, às 18h30, realiza-se a mais antiga novena dedicada à Imaculada Conceição em Roma.

No dia 2 de dezembro a novena foi presidida pelo cardeal Federico Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos.

Na terça-feira, dia 3, o cardeal João Braz De Aviz, Prefeito dos Institutos de Vida Consagrada e Sociedade de Vida Apostólica rezou a novena;

quarta-feira, dia 4, a novena deve ser rezada pelo cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero;

na quinta-feira, 5, será a vez do cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais;

na sexta-feira, 6, presidirá a novena o cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para a Educação Católica;

no dia 7, sábado, rezará o cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura.

(JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas