Gaudium news > Presépio e Árvore de Natal 2019 são inaugurados no Vaticano

Presépio e Árvore de Natal 2019 são inaugurados no Vaticano

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-12-2019, Gaudium Press) Na tarde de quinta-feira (05/12) foi realizada a cerimônia de inauguração do Presépio e das luzes da Árvore de Natal na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A cerimônia foi presidida pelo cardeal Giuseppe Bertello e por dom Fernando Vérgez Alzaga, presidente e secretário geral do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano.

Presépio e Árvore de Natal 2019 são inaugurados no Vaticano-Foto VaicanNews.jpeg

A inauguração do presépio e da iluminação da árvore de Natal na Praça São Pedro é uma tradição que agrada a todos. Ela foi introduzida há 37 anos, em 1982 por São João Paulo II, e para muitos tornou-se um evento que não se pode perder.

Os dois símbolos natalinos foram oferecidos por duas pequenas localidades do nordeste da Itália, Scurelle, que fica na província de Trento e Rotzo, no planalto de Asiago. Estes dois municípios foram intensamente atingidos pela tempestade climática que devastou florestas inteiras do Triveneto, no ano de 2018.

Encontro do Papa com doadores

Pela parte da manhã o Papa Francisco recebeu os doadores dos dois símbolos do Natal. Esta ocasião foi uma oportunidade encontrada por Francisco para encorajar as populações das áreas das duas cidades e fazer uma reflexão:

“O encontro de hoje me dá a oportunidade para renovar meu encorajamento às vossas populações, que no ano passado sofreram uma calamidade natural devastadora, com o abatimento de inteiras áreas de bosque.
Trata-se de eventos que assustam, são sinais de alarme que a criação envia, e que nos pedem para tomar imediatamente decisões eficazes para preservar a nossa casa comum. “

Presépio: um sinal admirável

A alegria e a emoção que acompanharam o acender das luzes do presépio e da árvore de Natal estamparam-se nos olhos e nos rostos de todos os presentes, pequenos e grandes, tendo sido interpretadas como dando razão às palavras de Francisco na Carta apostólica “Admirabile signum”:

“O sinal admirável do Presépio, muito amado pelo povo cristão, não cessa de suscitar maravilha e enlevo.
Com esta Carta, quero apoiar a tradição bonita das nossas famílias prepararem o Presépio, nos dias que antecedem o Natal, e também o costume de o montarem nos lugares de trabalho, nas escolas, nos hospitais, nos estabelecimentos prisionais, nas praças…

Trata-se verdadeiramente dum exercício de imaginação criativa, que recorre aos mais variados materiais para produzir, em miniatura, obras-primas de beleza.” (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas