Gaudium news > O Presépio é uma maneira genuína de comunicar o Evangelho, diz o Papa

O Presépio é uma maneira genuína de comunicar o Evangelho, diz o Papa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 06-12-2019, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu em audiência as autoridades civis e eclesiásticas que doaram o Presépio e a Árvore de Natal que o Governadorato do Vaticano inaugurou ontem, 05/12, na Praça São Pedro.

O Presépio é uma maneira genuína de comunicar o Evangelho, diz o Papa.jpg

Neste ano, os dois símbolos natalinos provêm das províncias italianas de Trento, Vicenza e de Treviso, regiões que viveram no outono passado os açoites de uma forte tempestade que destruiu parte de seus bosques.

Francisco aproveitou a audiência para renovar seu encorajamento às populações daquelas regiões castigada aquelas intempéries:

“Trata-se de eventos que assustam, são sinais de alarme que a criação envia, e que nos pedem para tomar imediatamente decisões eficazes para preservar a nossa casa comum. “

O Pontífice teve oportunidade de manifestar seu agradecimento e apreço pela decisão tomada pelas cidades doadoras dos símbolos natalinos deste ano: elas prometeram replantar 40 abetos para substituir as plantas destinadas ao Vaticano.

Neste ano, além da árvore na Praça, foram doadas também as demais árvores que enfeitam outras salas no interior do Vaticano.

Francisco comentou que “o abeto vermelho doado representa um sinal de esperança especialmente para as vossas florestas, de modo que possam ser depuradas e dar início, assim, à obra de reflorestamento”.

Presépio e comunicação do Evangelho

O Papa destacou que que o Presépio, feito quase que inteiramente em madeira, ajudará os visitantes a saborearem a riqueza espiritual do Natal do Senhor.

Os troncos de madeira são provenientes das regiões atingidas por enchentes e ressaltam a precariedade na qual se encontrou a Sagrada Família naquela noite de Belém.

O Pontífice recordou que no I Domingo do Advento visitou Greccio, lugar do primeiro presépio de São Francisco, ocasião em que publicou uma Carta para falar deste sinal simples e admirável da nossa fé e que não deve ser perdido, mas, pelo contrário, transmitido de pais a filhos, de avós a netos:

“É uma maneira genuína de comunicar o Evangelho, num mundo que às vezes parece ter medo de recordar o que é realmente o Natal, e cancela os sinais cristãos para manter somente os de um imaginário banal e comercial.” (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações VaticanNews)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas