Gaudium news > Cardeal Tagle é nomeado como Prefeito da Propaganda Fide

Cardeal Tagle é nomeado como Prefeito da Propaganda Fide

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-12-2019, Gaudium Press) Na manhã do último domingo, 08, Solenidade da Imaculada Conceição, o Papa Francisco nomeou o Arcebispo de Manila, Cardeal Luís Antônio Tagle, como prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos. O purpurado, assume o cargo no lugar do Cardeal Fernando Filoni, que por sua vez, se tornará Grão-Mestre da Ordem do Santo Sepulcro substituindo o Cardeal Edwin Frederick O’Brien, que renunciou em abril de 2019.

Cardeal Tagle é nomeado como Prefeito da Propaganda Fide.jpg

Desta forma, um Cardeal asiático volta a liderar a Propaganda Fide (nome antigo do importante departamento de evangelização, que também é responsável pelas nomeações episcopais em terras de missão). O último foi o Cardeal indiano Ivan Dias, durante os anos de 2006 a 2011.

Cardeal Luís Antônio Tagle

Nascido no dia 21 de junho de 1957, em Manila, de uma família católica, Luís Antônio Gokim Tagle foi ordenado sacerdote no ano de 1982. Estudou nos Estados Unidos, onde obteve o doutorado em Teologia com uma tese sobre a evolução da noção de colegialidade episcopal desde o Concílio Vaticano II. Passou sete anos em Roma para aprofundar seus estudos e em 1997 ingressou na Comissão Teológica Internacional.

Após um período como pároco da catedral de Imus, aos 44 anos foi nomeado Bispo dessa Diocese por São João Paulo II em outubro de 2001. Dedicou-se em particular à pastoral juvenil e inaugurou o primeiro encontro de jovens asiáticos em Imus. Em 13 de outubro de 2011, foi nomeado por Bento XVI como Arcebispo Metropolitano de Manila. Em novembro de 2012, durante o último Consistório do Pontificado do Papa Bento XVI, recebeu o chapéu de Cardeal. Além de liderar a Diocese da metrópole filipina, Tagle é também presidente da Caritas Internationalis e da Federação Bíblica Católica. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas