Gaudium news > Mais um templo colombiano recebe o título de Basílica Menor

Mais um templo colombiano recebe o título de Basílica Menor

Colômbia – Firavitoba (Segunda-feira, 09-12-2019, Gaudium Press) A Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, outorgou à Paróquia de Nossa Senhora das Neves, localizada na Arquidiocese colombiana de Tunja, o título de Basílica Menor. O templo, cuja edificação foi iniciada em 1873, é catalogado como um dos mais bonitos e maiores do país latino-americano.

Mais um templo colombiano recebe o título de Basílica Menor.png

“A concessão do título de Basílica Menor a esta importante igreja trata de intensificar o vínculo com a Igreja de Roma e com o Santo Padre, além de promover, ao mesmo tempo, sua exemplaridade como centro de particular ação litúrgica e pastoral na Diocese”, detalha o comunicado enviado pela Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a Dom Luis Augusto Castro, Arcebispo de Tunja.

A instituição vaticana, mediante decreto com data de 18 de outubro de 2019, respondeu dessa forma positivamente ao pedido realizado pela Conferência Episcopal da Colômbia em março passado.

Para o Padre Jaime Antonio Vargas, Pároco de Nossa Senhora das Neves, o novo título de Basílica Menor da Paróquia “é uma honra, porque é um reconhecimento de todo trabalho pastoral desde a época da Colônia até hoje”.

A celebração oficial de elevação do templo de Nossa Senhora das Neves à Basílica Menor, ocorrerá às 10h do próximo dia 28 de dezembro, e contará com a presença dos fiéis do município colombiano e do Bispo de Tunja.

Mais um templo colombiano recebe o título de Basílica Menor 2.png

Durante anos, os pontífices concederam os títulos de “Basílica” àqueles templos que se destacam por sua importância espiritual e histórica, sendo o centro de evangelização de uma comunidade e disseminação de uma devoção particular.

A Basílica pode ser Maior ou Menor. As únicas que ostentam o título de “Basílica Menor”, se encontram em Roma e são as igrejas de São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, São João de Latrão -que é a sede catedralícia do Santo Padre-, e Santa Maria Maior.

Enquanto que as Basílicas Menores são aqueles templo que obtiveram este título por concessão do Papa ou por parte da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas