Gaudium news > Monumental Presépio Bíblico com mais de 2 mil figuras é inaugurado na Espanha

Monumental Presépio Bíblico com mais de 2 mil figuras é inaugurado na Espanha

Espanha – Granada (Sexta-feira, 13-12-2019, Gaudium Press) Neste sábado, 14 de dezembro, no município de Alhama de Granada, Província de Granada, Espanha, se inaugurará o Presépio Bíblico Monumental; uma completa catequese visual do Nascimento de Jesus que vem sendo apresentado há uma década pelo Convento de San Diego.

O monumental presépio é um dos maiores de Andaluzia, ganhando ano após ano maior fama e presença. Como comentou o Padre Víctor Manuel Valero, pároco de Alhama, que é citado em nota de imprensa da Arquidiocese de Granada:

Monumental Presépio Bíblico com mais de 2 mil figuras é inaugurado na Espanha.jpg
O monumental presépio é um dos maiores de Andaluzia, ganhando ano após ano
mais fama e presença / Foto: Arquidiocese de Granada.

“Cada ano vai aumentando e engrandecendo até chegar a ter mais de 200 metros quadrados (…) sendo dos maiores da Andaluzia e pouco a pouco da Espanha”.

A criatividade é parte fundamental do Presépio monumental, não em vão inclui 300 figuras e mais de 2 mil miniaturas que representam o tempo do nascimento de Jesus através de cinco cenários bíblicos diferentes que são: Nazaré, Ain Karem, Belém, Jerusalém e o deserto.

Em cada um destes cenários se recriam e narram as cenas bíblicas em torno do acontecimento do Natal: o acontecimento do Salvador; mas envolvendo também os monumentos mais representativos de Alhama de Granada, como expõem o pároco:

“Tudo isso recriado nos principais monumentos de Alhama de Granada, Santa Cruz del Comercio, Játar, Arenas del Rey, Cacín, Salar, Zafarraya e Granada. Com uma montagem de luz e som, os assistentes poderão adentrar-se na contemplação do mistério do nascimento de Jesus”.

O presépio será inaugurado nesta sexta-feira, 13 de dezembro e poderá ser visitado até o dia 06 de janeiro de 2020, a partir das 17h até às 20h, com a possibilidade também de realizar uma peregrinação pelos monumentos da localidade, como é a Igreja do Carmo, o museu da Paróquia da Encarnação e o bairro Árabe.

A primeira representação de um presépio da história foi realizada por São Francisco de Assis no ano de 1223, quando na povoação italiana de Greccio, se colocou em cena o mistério da Encarnação e Natividade.

O santo italiano compôs um presépio vivo localizando no centro uma manjedoura elaborada com palha e no fundo um asno e um boi inspirando-se no livro de Isaías 1,3: “O boi conhece ao seu dono e o asno o presépio de seu Senhor”. Depois colocou na manjedoura uma imagem do Menino Jesus.

Conta uma tradição que diante dos olhos maravilhados dos camponeses presentes a imagem do Menino Deus que São Francisco recostou na manjedoura tomou vida e sorriu ao Santo, além de abençoar aos que se encontravam ali, que se colocaram de joelhos como ato de adoração. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas