Gaudium news > Os anciãos são uma riqueza e não um peso para a sociedade, diz Papa Francisco

Os anciãos são uma riqueza e não um peso para a sociedade, diz Papa Francisco

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 16-12-2019, Gaudium Press) “Os anciãos não devem considerar-se um peso para a sociedade, mas o que realmente são: uma solução, uma riqueza”, afirmou o Papa Francisco a um grupo de membros da Associação Nacional de Trabalhadores da Terceira Idade, por ocasião dos 70 anos de sua fundação, em uma Audiência concedida a eles na manhã desta segunda-feira, 16/12.

Os anciãos são uma riqueza e não um peso para a sociedade, diz Papa Francisco,Foto Vatican News.jpeg
Na velhice o Senhor renova seu chamado. Foto Vatican News

 

Para o Papa, “os Anciãos com boas condições de saúde podem oferecer alguma hora de seu tempo para ocupar-se de pessoas necessitadas, enriquecendo assim também a si mesmos”.

Nessa linha, Francisco disse que “o voluntariado é uma experiência que faz bem tanto a quem recebe quanto a quem o faz.
De fato, o compromisso a favor dos outros permite responder a sensação de solidão, melhora o cognitivo e incrementa o bem estar mental”.

Na velhice o Senhor renova seu chamado

Francisco recordou que “o futuro de um povo supõe necessariamente um diálogo entre ancião e jovens para la construção de uma sociedade mais justa, mais bela, mais solidaria e mais cristã.

Para o Papa, “os jovens são a força do caminho de um povo e os anciãos revitalizam esta força com memória e sabedoria”. E acrescentou ainda que “a velhice é um tempo de graça no qual o Senhor renova seu chamado. Ele nos chama a preservar e transmitir a fé, nos chama a rezar, especialmente a interceder; nos chama a estar ao lado de quem tem necessidade”.

Presença alegre e sabia

Francisco agradeceu à Associação de idosos seu trabalho no campo da promoção das pessoas anciãs e os animou a ser em todo lugar “presença alegre e sabia” porque “existe a necessidade da sabedoria e da experiência dos anciãos para construir um mundo mais respeitoso dos direitos de todos”.
(JSG)

 

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas