Gaudium news > Basílica de Guadalupe atrai 10 milhões de devotos

Basílica de Guadalupe atrai 10 milhões de devotos

México – Cidade do México (Segunda-feira, 16-12-2019, Gaudium Press) As autoridades da Cidade do México reportaram que o aniversário de 488 anos das Aparições de Nossa Senhora de Guadalupe foi celebrado na Basílica por mais de 10 milhões de pessoas sem que se apresentassem atos de violência. O notável fluxo de peregrinos constitui nos dias da festa a metade das visitas anuais à Basílica, que com 20 milhões de peregrinos por ano continua sendo o Santuário mais visitado da religião católica.

Basílica de Guadalupe atrai 10 milhões de devotos.jpg
Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, durante as celebrações da
solenidade de 2019. Foto: Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.

Em sua homilia na celebração central da Solenidade, o Arcebispo do México, Cardeal Carlos Aguiar Retes, destacou o papel da Santíssima Virgem como “Mãe e também modelo da Igreja” e comparou as Aparições do Cerro de Tepeyac com o pedido da Mãe de Deus em visitar sua prima Santa Isabel. “Assim quis Deus enviar Maria a este país que estava destroçado, ferido em suas ideias religiosas e em sua concepção de cultura. Maria se aproxima do índio Juan Diego, vem apressada”, pregou o Arcebispo. A pressa de Maria se manifesta em 1531, quando começavam os sintomas mais fortes da decomposição das distintas culturas indígenas de nosso país. Apressada vem ao Tepeyac. Qual é a pressa de Maria? Dizer a este povo: Aqui estou eu, eu sou tua Mãe, confia, filhinho meu muito querido”.

A exemplo de Santa Isabel, os devotos estão chamados também a agradecer o dom da presença da Mãe de Deus. “Oxalá que todos venhamos aqui com o coração cheio de alegria, como ia Maria com Isabel; oxalá que todos tenhamos vindo para dizer a Maria: Obrigado pelo que tens feito!”, motivou o Cardeal. Da mesma forma, animou os presentes a permitir à Mãe de Deus acompanhá-los nas provas e sofrimentos e buscar nela consolo e apoio nas necessidades.

“Quem descobriu o amor de nossa Mãe Maria, seguirá vindo à buscá-la, seguirá, expressando-lhe gratidão e carinho, aqui e em tantos Santuários dedicados a Ela, estendidos por toda América Latina e Europa, e ainda na Ásia”, indicou o purpurado. “Digamos por isso ao Senhor Jesus, ao Filho de Maria, que estamos dispostos a seguir sendo seus discípulos, que queremos aprender a viver em comunidade, que nossas famílias sejam escolas do amor, e que a sociedade abra seus espaços de relação humana para superar esse terrível anonimato, que permite tanta violência em nossas sociedades. Que Maria de Guadalupe nos siga acompanhando aos povos da América, e em particular ao nosso querido México. Assim seja!”. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas