Gaudium news > Espanha: Bispo de Santiago Apresenta “Ano Santo Compostelano”

Espanha: Bispo de Santiago Apresenta “Ano Santo Compostelano”

Santiago de Compostela – Espanha (Quarta-feira, 18-12-2019, Gaudium Press) Dom Julián Barrio, Arcebispo de Santiago de Compostela, na Espanha, durante a apresentação do Ano Santo de Compostela em 2021, advogou, na terça-feira, 17 de dezembro, “uma leitura católica da peregrinação a Compostela, o Caminho de Santiago e o Jubileu”.

Espanha-Bispo de Santiago Apresenta Ano Santo Compostelano.Foto AICA.com.jpg
Arcebispo de Santiago Apresenta “Ano Santo Compostelano”
Foto: AICA.org

 

Objetivo, lema e símbolos do Jubileu

Durante o ato, foram apresentadas a carta pastoral do arcebispo, o lema do próximo ano do Jubileu, o logotipo e o cartaz oficiais, bem como um novo site do Jubileu.

Falando diante da mídia, o arcebispo destacou que “o Ano Compostelano tem principalmente um propósito religioso”.

O Prelado continuou afirmando que o Jubileu “é um verdadeiro ano de graça no qual, através da conversão contínua e da pregação regular da Palavra de Deus, a fé e o testemunho dos cristãos são favorecidos; pela oração e caridade é promovida a santidade dos fiéis; e para a esperança nos bens futuros é incentivada a evangelização contínua da sociedade, que pode ser o grande fruto espiritual e apostólico em consonância com a rica tradição precedente “.

“Saia da sua terra”

Referindo-se ao lema do Ano Santo, “Saia da sua terra”, Dom Barrio convidou, como o lema diz, a deixar “sua terra, isto é, da bolha que nos isola do resto do mundo e nos faz auto-referenciais; da zona de conforto, egoísmo e inércia; das falsas garantias que nosso pequeno mundo nos fornece, onde não há espaço para mais vozes que as nossas e onde o risco de qualquer mudança é conjurado com o pretexto de preservar a verdade “.

Carta Pastoral

O arcebispo de Santiago fez referência ao conteúdo de sua carta pastoral, publicada no mesmo dia, para que possa ser trabalhada no tempo restante até a chegada do Ano Jubilar:

“Seguir na estrada não é o mesmo que começar. A ideia da estrada contém em si a noção de uma meta, um projeto, um objetivo “.

“Caminhar não é o mesmo que caminhar ou perambular. É verdade que muitas vezes pode parecer que “a vida é o que acontece conosco enquanto estamos ocupados fazendo projetos”, esclareceu o arcebispo.

Bispo Auxiliar explica

O bispo auxiliar de Santiago, Dom Jesús Fernández González, descreveu a Igreja de Compostela como uma “igreja de peregrinos” e uma “igreja de abrigo de campanha”.

Os símbolos

Ao apresentar os significados do logotipo, do pôster e do lema, o chefe diocesano de catequese, Miguel López Varela, explicou que nas atividades “que vamos promover, (…)esperamo que “os nossos materiais formativos e guias espirituais que vamos editar tenham alguma repercussão tanto digital, na forma de ‘apps’, quanto virtual ‘.

Entre essas particularidades, Varela enfatizou que procurará aproximar o Caminho de Santiago de pessoas que não podem viajar fisicamente para que “possam fazê-lo através da mídia digital”.

Manuel Ángel García apresentou ainda o conteúdo do novo site diocesano do Ano Santo, indicando que será a referência para o conteúdo relacionado à nomeação jacobina de 2021. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas