Gaudium news > Cáritas Espanha lança campanha: “Todos temos um anjo, especialmente no Natal”

Cáritas Espanha lança campanha: “Todos temos um anjo, especialmente no Natal”

Espanha – Madri (Sexta-feira, 20-12-2019, Gaudium Press) Com o objetivo de mobilizar as comunidades cristãs e a cidadania diante das situações de precaridade que vivem as pessoas vulneráveis e que se encontram sozinhas, Cáritas Espanha apresentou sua Campanha Natal 2019 com o lema “Todos temos um anjo, especialmente no Natal”.

O convite é o de colocar o olhar naqueles “presépios esquecidos” nos diferentes rincões do mundo, mas especialmente nas próprias paróquias, bairros, povos e cidades.

Cáritas Espanha lança campanha ?Todos temos um anjo, especialmente no Natal?.png

“Todos levamos dentro esse anjo que se aproxima àqueles entre os quais escolheu nascer Jesus em um estábulo de Belém: os mais pobres, os descartados, os que vivem nas margens dos caminhos”, assinala Cáritas espanhola, para acrescentar:

“São estas pessoas frágeis e vulneráveis, excluídas de todos os modelos sociais que percorreram a história, os preferidos de Deus para anunciar a salvação. Falamos das famílias despejadas, as mulheres, maltratadas, as pessoas sem lar, os imigrantes que estão distantes de seus países de origem, as vítimas de tráfico de pessoas, os anciãos sozinhos, os enfermos mais débeis e dependentes, os desempregados e os trabalhadores pobres, as crianças desprotegidas ou os jovens sem expectativas de futuro”.

“Eles e elas nos exortam a ser anjos acolhedores e sensíveis ao amor, esse ingrediente que é capaz de transformar o coração e mudar uns modelos de vida que os desumanizam e os expulsam”, pontualiza a Cáritas.

Segundo explica a instituição caritativa da Igreja na Espanha em nota de imprensa, o propósito da iniciativa é o de “despertar a esse anjo que todos levamos dentro, que se comove e sente a dor e o sofrimento dos demais”, para assim ampliar a base social de doadores e somar-se ao que Cáritas Espanha denomina “a legião de mensageiros de solidaridade”.

Esta legião pode estar constituída por doadores ou voluntários que ajudarão a sustentar as ações que realizam as 70 Cáritas Diocesanas em todo o território espanhol, e acompanha a 2,7 milhões de pessoas desfavorecidas na Espanha e fora do país.

Por esta razão a campanha se materializa através da doação de recursos econômicos, que podem se realizar a partir do website da Cáritas Espanha, selecionando o trabalho da Cáritas ao qual se deseja destinar o donativo; seja para a ação social, a cooperação internacional, a economia solidária, para atender emergências ou fins gerais.

Assim -como diz Vicente Martín Muñoz, delegado episcopal de Cáritas Espanhola, que é citado em nota de imprensa- se volta à Jesus “portador da Boa Nova para um mundo que desespera”, já que na sociedade e no mundo de hoje “necessitamos fazer pedagogia da compaixão transgressora, que caminha de mãos dadas com a indignação, diante do sofrimento injusto e evitável, e pedagogia da esperança para aliviar a desesperança de tantas pessoas que suportam o peso de sua situação e acompanhar-lhe na conquista de seus direitos”.

Anjos que já fizeram seu trabalho nos anos anteriores. No último ano a Confederação Cáritas na Espanha destinou 258 milhões de euros de fundos para os diferentes programas sociais que maneja e que foram procedentes das doações privadas. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas