Gaudium news > Templo católico na Rússia organiza concurso de órgão

Templo católico na Rússia organiza concurso de órgão

Rússia – São Petersburgo (Segunda-feira, 23-12-2019, Gaudium Press) Onze jovens organistas russos e poloneses se enfrentaram em uma disputa musical organizada pela Paróquia de Santo Estanislau em São Petersburgo, Rússia. A competição ‘Vox Polonica Petropolitana’ teve como ganhador a Piotr Maziarz, estudante da Academia de Música de Cracóvia e organista do templo de Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos.

Templo católico na Rússia organiza concurso de órgão.jpg

O concurso ‘Vox Polonica Petropolitana 2019′ contou com o apoio do Conservatório Estatal de Nikolai Rimsky-Korsakov em São Petersburgo. A disputa é por este motivo de caráter secular e “ganham aqueles que conhecem melhor o instrumento e representam o mais alto nível artístico”, indicaram os organizadores.

A iniciativa paroquial é “promover o desenvolvimento da arte de órgãos, difundir a música de órgão polonesa, apoiar jovens intérpretes talentosos, assim como desenvolver contatos musicais entre a Rússia e a Polônia”, segundo informou a agência informativa. O concurso convoca os melhores organistas da Rússia e Polônia e a colaboração com a paróquia permite hospedar concertos de órgão de forma regular, convertendo a música de órgão em uma tradição na cidade de São Petersburgo.

O ganhador foi Piotr Maziarz, da Polônia, o segundo lugar foi outorgado a Elena Malewa da Rússia e Jakub Kapala da Polônia, o terceiro lugar foi obtido por Witalia Kotowa da Rússia. Marina Tokarenko da Polônia e Alexander Patruszin da Rússia receberam distinções de honra. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas