Gaudium news > Dom Carlos Lema é nomeado Vigário Episcopal para a Região Ipiranga

Dom Carlos Lema é nomeado Vigário Episcopal para a Região Ipiranga

São Paulo (Quinta-feira, 26-12-2019, Gaudium Press) O Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, Dom Carlos Lema Garcia, foi nomeado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, como Vigário Episcopal para a Região Episcopal Ipiranga.

Dom Carlos Lema é nomeado Vigário Episcopal para a Região Ipiranga.jpg

O prelado assume o novo cargo após a despedida de Dom José Roberto Fortes Palau, nomeado Bispo de Limeira (SP), pelo Papa Francisco, em 20 de novembro. Segundo o decreto de nomeação, Dom Carlos começará a exercer o novo ofício a partir do dia 1º de janeiro de 2020.

Em entrevista ao ‘O SÃO PAULO’, meio de comunicação da Arquidiocese de São Paulo, o prelado manifestou sua alegria em poder servir a Igreja. “Quando dizemos ‘sim’ ao Papa para servirmos à Igreja, desejamos fazê-lo como a Igreja deseja. Por isso, se nos é confiada uma nova tarefa, aceitamos com alegria”.

Dom Carlos ressaltou ainda que continuará à frente do Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, e o novo cargo será uma oportunidade de enriquecimento em seu ministério episcopal.

“Nós sabemos que o Bispo Auxiliar fica por um certo período na Arquidiocese até ser nomeado para pastorear uma Diocese. Como até o momento, eu acompanhei mais diretamente as escolas e universidades, agora será a oportunidade de me dedicar ao trabalho em uma região episcopal, ter maior contato com o clero e o povo das paróquias. É uma preparação para estar mais disponível para servir a Igreja quando ela precisar em chamar”, explicou.

Dom Carlos Lema Garcia

Nascido na cidade de São Paulo, Dom Carlos Lema Garcia graduou-se em Direito Civil pela Universidade de São Paulo no ano de 1979. Cursou Filosofia e Teologia no Studium Generale da Prelazia do Opus Dei no Brasil concluindo os Estudos Institucionais de Teologia entre os anos 1983 e 1984, no Seminário Internacional da Prelazia do Opus Dei em Roma.

Sua ordenação sacerdotal foi presidida pelo Papa São João Paulo II, na Basílica de São Pedro, no dia 2 de junho de 1985. Em 1987 concluiu seu doutorado em Teologia Dogmática. No dia 30 de abril de 2014, o Papa Francisco o nomeou Bispo Auxiliar de São Paulo e Titular de Alava, recebendo a ordenação episcopal no dia 29 de junho do mesmo ano, na Catedral da Sé. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas