Gaudium news > Mensagem do Papa para o 28º Dia Mundial dos Enfermos

Mensagem do Papa para o 28º Dia Mundial dos Enfermos

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 08-01-2020, Gaudium Press) Em sua Mensagem para o 28º Dia Mundial do Enfermo, divulgada pela Sala Stampa do Vaticano no último dia 3 de Janeiro, o Papa Francisco destaca que “A vida há de ser acolhida, tutelada, respeitada e servida desde o seu início até à morte”.

Mensagem do Papa para o 28º Dia Mundial dos Enfermos-Foto Arqudiocese de São Paulo.jpg
“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que
Eu hei de aliviar-vos”, Mateus 11,28.
Foto: Arquidiocese de São Paulo

A 28ª edição do Dia Mundial do Enfermo será celebrada, como todos os anos, no dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes.

Francisco inspirou-se nas palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo:
“Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, que Eu hei de aliviar-vos”, retiradas do Evangelho de Mateus 11,28.

Convite de Jesus

“No XXVIII Dia Mundial do Enfermo, Jesus dirige este convite aos doentes e oprimidos, aos pobres cientes de dependerem inteiramente de Deus para a cura de que necessitam sob o peso da provação que os atingiu.

A quem vive na angústia devido à sua situação de fragilidade, sofrimento e fraqueza, Jesus Cristo não impõe leis, mas, na sua misericórdia oferece-Se a Si mesmo, isto é, a sua pessoa que dá alívio”, escreveu o Papa em sua Mensagem para 2020.

Falta de humanidade

Francisco destaca a falta de humanidade na relação com os doentes e recomenda, exortando:
“Ao tratamento, deve-se somar a solicitude, ou seja, o amor, sem esquecer com o enfermo há uma família que também ela pede conforto e proximidade”, exorta.

Na mensagem, o Pontífice fez uma menção aos profissionais da saúde que colocam suas competências em prol do enfermo. E recorda que o substantivo “pessoa” deve vir antes do adjetivo “enfermo”.

Profissionais da Saúde: dimensão transcendente da profissão

Quando os profissionais da saúde se deparam com os limites e o possível fracasso da medicina, são chamados a se abrir à dimensão transcendente, “que pode oferecer o sentido pleno da profissão”.

Francisco lamentou que em contextos de guerras e conflitos, os profissionais e as estruturas de saúde podem ser atacados como forma de represália política.

Economia e justiça social

O Papa reserva seu pensamento a tantos irmãos no mundo que não têm acesso aos cuidados médicos porque vivem na pobreza.

“Por isso, dirijo-me às instituições sanitárias e aos governos de todos os países do mundo, pedindo-lhes que não sobreponham o aspecto econômico ao da justiça social. ” (JSG)

(Mensagem Completa: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2019-01/papa-francisco-dia-mundial-enfermo-2019.html)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas