Gaudium news > Coletânea de 130 sermões inéditos de São Vicente Ferrer é publicada na Espanha

Coletânea de 130 sermões inéditos de São Vicente Ferrer é publicada na Espanha

Espanha – Valência (Segunda-feira, 20-01-2020, Gaudium Press) A ‘Universitat de Valéncia’ em Valência, Espanha, publicou um livro de dois volumes que recopilam mais 130 textos inéditos de São Vicente Ferrer sob o título de “Sermonario de Aviñón (I): Avignon. Bibliothèque Municipale MS 610”. Entre os documentos se incluem alguns textos nos quais o Santo expressa suas considerações sobre o tema do fim do mundo e o Anticristo. A publicação é notória pelo caráter inédito dos sermões que se pregaram nos anos 1413 e 1414.

Coletânea de 130 sermões inéditos de São Vicente Ferrer é publicada na Espanha.jpg

“Dos sermões de Mallorca somente se conhecia a lista dos temas pregados e os dias nos quais se pregou”, comentou a AVAN o medievalista Francisco Gimeno Blay, um dos coautores do volume. O propósito dos autores é “fazer acessível a um leitor do século XXI um manuscrito do século XV”, já que recopila os escritos do frade dominicano Antoni Anglada, que acompanhou ao Santo em algumas campanhas pastorais.

O texto original, escrito em latim, foi conservado no convento dominicano de Aviñón e depois passou à Biblioteca Municipal local, onde se resguarda na atualidade. O trabalho requerido para sua publicação tomou vários anos e um notável trabalho de edição. Entre as tarefas realizadas estava a identificação de todas as outras fontes ou referências que se citam no manuscrito para criar notas de pé de página. “Após identificar todas as fontes, há que pontuar o texto posto que o manuscrito não possui pontos, vírgulas ou diferenciação entre maiúsculas e minúsculas”, expôs Gimeno. O trabalho de tradução do latim foi feito por Daniel Gozalbo Gimeno.

Além dos 130 sermões, “há uma epístola escrita pelo Santo que trata da vinda do Anticristo e do fim do mundo e se incluem outros dois textos breves que também falam da proximidade do fim do mundo”, expôs o professor. A publicação permitirá conhecer aspectos não conhecidos do pensamento do Santo dominicano. A obra foi possível graças à cooperação da ‘Universitat de València’, os ‘Studia Friburgensia’, o ‘Consell Valencià de Cultura’, a ‘Acadèmia Valenciana de la Llengua’ e a ‘Facultad de Teología San Vicente Ferrer de Valencia’. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas