Gaudium news > História da Gruta do Leite de Belém é contada em exposição

História da Gruta do Leite de Belém é contada em exposição

Israel – Belém (Terça-feira, 21-01-2020, Gaudium Press) É um lugar não muito conhecido por peregrinos, mas com um grande significado. Se encontra muito perto da Basílica da Natividade em Belém, uns 200 metros ao sul: é a Gruta do Leite, onde de acordo com uma tradição que data do século VI, Nossa Senhora se escondeu com o Menino Jesus justamente antes da fuga ao Egito, o amamentou, e uma gota de leite caiu, pintando de branco a rocha do lugar.

História da Gruta do Leite de Belém é contada em exposição 1.jpg

“Sabemos pelo Evangelho de São Mateus que um anjo apareceu em sonhos a José e lhe disse que fugisse para o Egito com Maria e o menino, porque Herodes queria assassiná-lo. Segundo uma tradição muito antiga, este é um dos lugares nos quais Maria se deteve para cuidar do menino, para descansar e dar-lhe o peito”, comenta Frei Francesco Patton, ofm, Custódio da Terra Santa, em entrevista ao Christian Media Center.

Muitas mulheres, por anos, têm frequentado a Gruta pedindo a Nossa Senhora abundância de leite para poder alimentar seus filhos, numerosos também são os casais de esposos que peregrinam à este santuário pedindo a Nossa Senhora que interceda por eles com a bênção de uma gravidez.

Sobre isso se referiu em entrevista com o meio de comunicação da Custódia Frei Enrique Segovia, ofm, Guardião da Basílica da Natividade:

“Os milagres são muitíssimos. As pessoas às vezes vem quando tem dificuldade para ter filhos. Vem rezar à Nossa Senhora, levam este pó -da rocha do lugar- e em uma sala conservamos seus numerosíssimos testemunhos. No dia de hoje são uns seis mil os testemunhos que nos chegaram pelo correio”. No interior deste santuário existe um lugar reservado no qual se vai guardando e conservando estas cartas onde milhares de pessoas de todo o mundo asseguram ter recebido alguma graça especial da Virgem do Leite.

História da Gruta do Leite de Belém é contada em exposição 2.jpg

A história da Gruta, e o que ela significa para muitos faz parte agora de uma exposição permanente organizada em painéis que chamam a atenção dos peregrinos.

“Cada painel tem seu significado e um objetivo ao qual se refere: Partimos do nome e da história da Igreja, das menções à Igreja que se encontram nos Evangelhos apócrifos. Os painéis estão em seis idiomas: o mais difundido é o inglês, e além dele temos o italiano, o polonês, o francês e o idioma local que é o árabe, já que nos encontramos em Belém e portanto em terra da Palestina”, indicou Ruben Agazzi, voluntário do lugar, que foi entrevistado também pelo Christian Media Center.

Para Frei Segovia a ideia é que os peregrinos que cheguem à santa Gruta “possam ler as fontes históricas (…) São sobretudo as fontes que temos pesquisado na Custódia da Terra Santa, e são informações que poderão sem dúvida ajudar muito aos peregrinos que venham aqui”.

A Gruta igualmente é espaço de oração, posto que conecta com a Capela do Santíssimo Sacramento e a Igreja Superior onde há Adoração Eucarística permanente. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas