Gaudium news > Papa nomeia Bispo e administrador apostólico para o Brasil

Papa nomeia Bispo e administrador apostólico para o Brasil

Redação (Quarta-feira, 22-01-2020, Gaudium Press) Na manhã desta quarta-feira, 22 de janeiro, o Papa Francisco acolheu o pedido de renúncia apresentado por Dom Carmelo Scampa ao governo pastoral da Diocese de São Luís de Montes Belos (GO). Para o seu lugar, o pontífice nomeou o Padre Lindomar Rocha Mota, atualmente pároco da paróquia Santo Antônio em Curvelo (MG).

Papa nomeia Bispo e administrador apostólico para o Brasil.jpeg

Através desta decisão do Papa, Dom Carmelo se torna Bispo emérito. Este procedimento está previsto no Código de Direito Canônico, que define que “ao Bispo diocesano que tiver completado 75 anos de idade, é solicitado apresentar a renúncia do ofício ao Sumo Pontífice, que, ponderando todas as circunstâncias, tomará providências”. O prelado fica desobrigado das funções concernentes ao governo de sua Diocese, mas permanece no exercício de seu ministério durante toda a vida.

Nascido no dia 20 de novembro de 1971 em Arataca, Diocese de Itabuna (BA), Lindomar Rocha Mota estudou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais de Belo Horizonte e Teologia no Ateneu Regina Apostolorum de Roma.

Obteve a Licenciatura em Espiritualidade no Pontifício Instituto Teresianum de Roma e fez o Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Na Universidade de Coimbra, em Portugal, fez um pós-Doutorado em Democracias e Direitos Humanos.

Presbítero Lindomar Rocha Mota.png

Foi ordenado sacerdote para a Arquidiocese de Diamantina, em julho de 1998. Ali desempenhou inúmeros cargos, entre os quais reitor de Seminário, vigário paroquial e pároco. Também foi assessor da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e professor na PUC de Belo Horizonte.

Atualmente, é pároco de Santo Antônio em Curvelo (desde 2019), diretor da Faculdade Arquidiocesana de Curvelo (desde 2012) e Professor no Seminário Maior de Diamantina e na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte.

Diocese de Nova Friburgo

Ainda nesta quarta-feira, 22, o Papa Francisco aceitou o pedido de renúncia apresentado por Dom Edney Gouvea Mattoso ao governo pastoral da Diocese de Nova Friburgo (RJ). Com a decisão do Papa, Dom Edney, o quarto Bispo diocesano de Nova Friburgo, torna-se agora Bispo emérito. Dom Paulo Antônio De Conto, bispo emérito de Montenegro (RS), foi nomeado como Administrador Apostólico de Nova Friburgo. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas