Gaudium news > Franciscanos anunciam publicações especiais pelos 500 anos da Fé Católica nas Filipinas

Franciscanos anunciam publicações especiais pelos 500 anos da Fé Católica nas Filipinas

Filipinas – Manila (Quarta-feira, 22-01-2020, Gaudium Press) Como parte dos preparativos para a grande celebração da Igreja nas Filipinas pelos 500 anos de evangelização em 2021, a Ordem Franciscana de São Pedro Batista e a Custódia de Santo Antônio de Pádua Filipinas anunciaram a preparação de uma série de publicações sobre a história da Igreja nos cinco centenários de presença católica.

Franciscanos anunciam publicações especiais pelos 500 anos da Fé Católica nas Filipinas.jpg

As publicações foram anunciadas pela Comissão Histórica OFM 2021 constituída para este fim e tratarão sobre a fundação de cidades e paróquias, a edificação de templos históricos e o desenvolvimento do patrimônio religioso intangível filipino como os cânticos religiosos, as devoções e a literatura. Além disso serão divulgados os testemunhos dos “heróis da Fé”, Santos e Mártires franciscanos que cooperaram no cultivo da Fé Católica no país.

As publicações apresentarão valiosas pesquisas levadas a cabo por historiadores e escritores leigos e religiosos que darão testemunho da rica história de Fé filipina e a contribuição franciscana no apostolado e desenvolvimento do território. Os franciscanos foram responsáveis por instituições de grande relevância como os hospitais de São João de Deus (criado em 1580), o Naga de São Diego (em 1586), o das Águas Santas em Los Baños (1592 e o Hospital São Lázaro, primeiro centro de assistência a leprosos na Ásia (1580). Os religiosos trouxeram o primeiro sistema de aqueduto, os bancos de empréstimo gratuito, assim como a construção de estradas, barragens e pontes.

Além das fundações, os religiosos foram autores do primeiro dicionário espanhol-tagalo em 1613, havendo já escrito o primeiro Catecismo nesta língua local em 1593, dedicado especialmente aos Dez Mandamentos. Pelas notáveis contribuições religiosas, culturais e materiais, os franciscanos são responsáveis da melhora das condições de vida de Filipinas e da defesa dos indígenas.

As publicações serão lançadas oficialmente no dia 6 de fevereiro de 2021, festa de Pedro Batista, um mártir franciscano que dedicou seu apostolado à Filipinas e deu sua vida crucificado no Japão, onde foi enviado como embaixador da Espanha e acusado sem fundamento de buscar a conquista armada da nação. (EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas