Gaudium news > Papa reconhece virtudes heroicas da brasileira Madre Carminha

Papa reconhece virtudes heroicas da brasileira Madre Carminha

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 24-01-2020, Gaudium Press) Maria do Carmo da Santíssima Trindade, carmelita brasileira conhecida como Madre Carminha teve reconhecida a prática de suas virtudes heroicas pelo Papa Francisco que autorizou ontem (23/01) que a Congregação para as Causas dos Santos publicasse o decreto referente a esse reconhecimento.

Papa reconhece virtudes heroicas da brasileira Madre Carminha-Foto Arquivo Gaudium Press.jpg
Papa reconhece Virtudes Heroicas
de Madre Maria do Carmo
da Santíssima Trindade.

Quem foi Madre Carminha?

Carmem Catarina Bueno que, como religiosa carmelita recebeu o nome de Maria do Carmo da Santíssima Trindade nasceu em Itu (SP).
O nome Catarina foi uma homenagem a Santa Catarina de Alexandria já que a menina Carmem Catarina nasceu no dia da festa desta santa: 25 de novembro de 1898.

Madre Carminha era filha de Teotônio Bueno e Maria do Carmo Bauer Bueno.

Porque sua mãe tinha a saúde muito debilitada, a menina foi criada por sua avó paterna, Dona Maria Justina Camargo Bueno, em Campinas (SP).

A família morou por um pequeno período na Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro e depois de um ano mudaram-se para São Paulo, onde Maria do Carmo estudou no Colégio Nossa Senhora de Sion.

Filha de Maria, Amor à Cruz, Santa Teresinha

Em 23 de setembro de 1917 tornou-Se filha de Maria, ocasião em que sentiu o chamado do Senhor para se consagrar inteiramente a Ele.

Maria do Carmo tinha grande amor a Jesus e à Igreja. Ela crescia em piedade.

A Cruz de Cristo tornou-se seu grande amor e, ser humilhada como Ele, era seu lema.

A adolescente Maria do Carmo não descuidou de sua formação intelectual: ela falava e escrevia em francês perfeitamente, escreveu pequenas obras literárias e aprendeu a arte da pintura.

Porém, sua vida foi transformada depois de conhecer Santa Teresinha do Menino Jesus:
Depois de ler o livro “História de uma Alma”, Maria do Carmo decidiu tornar-se carmelita.

Carmelita e voto de mansidão

Ela ingressou no Carmelo de São José, no Rio de Janeiro, em 21 de abril de 1926, aos 27 anos.

Em 24 de outubro de 1926, recebeu o Santo Hábito e o nome religioso de Irmã Maria do Carmo da Santíssima Trindade.

Fez voto de mansidão, a fim de viver perfeitamente a humildade como meio de santificação.

Exerceu os ofícios de mestra de noviças, sub-priora e por fim priora.

Madre Maria do Carmo era a primeira a fazer os trabalhos mais humildes e a dar o exemplo de paciência e caridade para todas as monjas.

Voltou a ser mestra de noviças em 1949, quando começaram seus graves problemas de saúde.

Tremembé

Em 1952, assumiu novamente a direção do Carmelo e foi então que nasceu a ideia de fundar um novo mosteiro, o Carmelo da Santa Face e Pio XII, em Tremembé.

As seis primeiras religiosas se dirigiram para o novo mosteiro em 24 de agosto de 1953.

Madre Maria do Carmo passou o governo da casa à Madre Antonieta Maria em 12 de setembro de 1961, ficando com a direção das obras e a formação do noviciado.

Seus problemas de saúde começaram a se agravar e, em 7 de julho de 1966, sofreu um derrame cerebral e entrou em coma profundo. Depois de uma semana de sofrimento, em 13 de julho, entregou santamente sua alma a Deus.

Fama de Santidade, corpo incorrupto

Madre Maria do Carmo já tinha fama de santidade em vida e, após sua morte, muitos começaram a visitar seu túmulo para pedir sua intercessão.

Em vista da supressão do Carmelo de Tremembé e de sua transferência para Mairinque, São Paulo, no sexto aniversário da morte da Serva de Deus, foi feita a exumação dos seus restos mortais e nessa ocasião o seu corpo foi encontrado intacto, inclusive suas vestes e as flores secas e nem mesmo mau odor exalou de sua sepultura. (JSG)

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas