Gaudium news > Santuário de Fátima celebra Dia Mundial do Doente

Santuário de Fátima celebra Dia Mundial do Doente

Fátima – Portugal (Quarta-feira, 12-02-2020, Gaudium PressO Santuário de Fátima, em Portugal, celebrou o Dia Mundial do Doente, com um programa especial.

Santuário de Fátima celebra Dia Mundial do Doente-1-Foto Santuário.jpg
Jesus em ao nosso encontro para curar e consolar,
para nos dar ânimo e força.
Foto: Santuário

Jesus vem ao nosso encontro

Na homilia da Missa com a Unção dos doentes, o Reitor do Santuário, lembrou que apesar da doença e do sofrimento serem realidades presentes na vida há sempre a certeza do consolo de Deus para as aliviar.

Disse o Padre Carlos Cabecinhas:

“É precisamente esse o sentido primeiro do sacramento da Santa Unção que estamos celebrando.
Jesus vem ao vosso encontro na situação concreta de sofrimento em que cada um se encontra; vem ao vosso encontro para curar e consolar, para nos dar ânimo e força.

Celebrando este sacramento, ouvimos de novo as palavras reconfortantes de Jesus” que alivia “todos os que estão cansados e oprimidos”.

Fátima e o cuidade de Deus pela fragilidade

O Reitor do Santuário lembrou que Fátima é um dos lugares privilegiados deste cuidado de Deus pela fragilidade.

“Aqui em Fátima, Nossa Senhora foi, desde início, a intercessora a quem os doentes recorreram.

Já nas aparições, a Lúcia pede por alguns doentes e a partir daí foi sempre crescendo o número de pedidos de intercessão e o número de doentes que se deslocavam a Fátima, para pedir a ajuda materna de Nossa Senhora na situação de sofrimento em que se encontravam; para pedir a força necessária para enfrentar as situações de fragilidade em que se viam mergulhados”.

Aqui, Nossa Senho0ra vem em nosso Auxílio

Para o Padre Carlos Cabecinhas, “Nossa Senhora, porque é Mãe de Cristo e nossa Mãe, com amor vem em nosso auxílio.

Ela conduz-nos permanentemente a este coração manso e humilde de Jesus, a este coração misericordioso e compassivo, atento às nossas dores e aflições.
Por isso os doentes a ela recorrem com frequência”.

O Reitor recordou o exemplo dos santos pastorinhos- Jacinta e Francisco Marto- que fizeram a dolorosa experiência da doença, souberam manter “total confiança” em Jesus, procurando sempre ajudar o seu mais próximo.

Em sua preocupação pela fragilidade humana, o Santuário de Fátima, tem vindo mantendo iniciativas dedicadas aos mais frágeis, especialmente os retiros de doentes, férias para pais com filhos portadores de deficiência, Peregrinação Nacional das Pessoas com Doenças Raras, bênção dos doentes e o Dia Mundial do Doente.

Em 2019, o Santuário de Fátima, em colaboração com o Movimento da Mensagem de Fátima, acolheu cerca de 1254 doentes em 18 retiros.

Dia Mundial do Doente

O Dia Mundial do Doente foi instituído a 11 de fevereiro de 1992, pelo Papa João Paulo II.

Na carta de instituição do Dia Mundial do Doente, o Papa João Paulo II lembrou que a data representa “um momento forte de oração, de partilha, de oferta do sofrimento pelo bem da Igreja e de apelo dirigido a todos para reconhecerem na face do irmão enfermo a Santa Face de Cristo que, sofrendo, morrendo e ressuscitando, operou a salvação da humanidade”.  

(JSG)

 

(Da Redação Gaudium Press, com informações https://www.fatima.pt/pt/)

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas